Cidades

Praça Alencastro será revitalizada e entregue à população para o Natal

 
A Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá já deu início à reforma, que deverá estar pronta até o dia 15 de dezembro. O secretário da Pasta, José Roberto Stopa, afirma que a intenção é devolver o local, que há tempos estava abandonado, para a população.
 
“A Praça Alencastro é um dos pontos turísticos mais importantes da capital, mas há tempos não recebia investimentos. Queremos reformar a área, para poder a devolver para a população antes do Natal”, pontuou.
 
Nesta segunda-feira (11) já foram colocados tapumes no entorno do chafariz da praça, e as obras devem começar efetivamente amanhã (12). Com o novo perfil moderno e arrojado, a área deverá ser iluminada por lâmpadas de LED e alguns equipamentos serão trocados.
 
A Praça Alencastro, localizada em frente ao Palácio Alencastro – sede do Governo Municipal – é território registrado para manifestações e ponto de encontro da cuiabania, que cultiva o costume de se encontrar no local para conversar.
 
Construída no século XIX, era palco de apresentações culturais, um costume que aos poucos deixaram o local devido ao abandono. A intenção é que a partir de agora o local volte a ser palco das atividades que tragam benefício para a população, conforme ressalta o secretário José Stopa.
 
“A administração irá investir em ações como essa que, mais do que tudo, tragam benefício para a qualidade de vida dos cuiabanos e proporcionem a realização de atividades culturais e educativas”, ressalta.
 
História
 
A Praça Alencastro tem esse nome em homenagem ao coronel José Maria de Alencastro, que governou a Província de Mato Grosso. Hoje, o local continua sendo um dos pontos de maior circulação de pessoas, já que está na região central e próximo à Igreja Matriz, outro ponto turístico de Cuiabá.
 
Até o final da década de 1970, o local ainda era um dos principais locais de passeios e encontros de famílias, grupos de amigos e casais de namorados, que entre outros pontos, eram atraídos pela fonte central que jorrava jatos luminosos de água. Essa mesma fonte, que não funcionava mais, agora será reformada.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.