Mix diário

Powell diz que não renunciará se Trump pedir para ele deixar o cargo no Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira, 12, que não renunciará se o presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, pedir para ele deixar o cargo. Questionado se o empresário Elon Musk foi ao Federal Reserve para ter acesso a dados internos, ele respondeu: “não”. Na terça, ele ressaltou que informará ao Senado, caso Musk tente ter acesso a informações restritas ao Fed.

Powell também foi perguntado se hoje ele poderia considerar se teria sido melhor subir os juros antes do início do último ciclo de elevação de juros, que começou em março de 2022, para combater os elevados preços ao consumidor. “Olhando para o passado, talvez teria sido melhor. Mas é preciso cuidado nesta análise. Não subimos juros antes porque pensamos que a inflação era transitória.”

Em depoimento na Câmara dos Representantes, o presidente do Federal Reserve afirmou que ele e outros dirigentes e técnicos do Fed continuarão a “trabalhar de modo apolítico” para cumprir seu duplo mandato de estabilidade de preços e máxima geração de empregos.

Ele fez o comentário ao ser questionado se o banco central norte-americano continuará a atuar de forma independente, apesar de pressões de Trump, para que a instituição baixe os juros.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve