O Governo do Estado vai reativar o posto avançado no Distrito Industrial de Cuiabá (DIC) para abrigar contingentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (06.03) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, durante encontro com empresários do DIC.
A reativação do posto é uma necessidade apontada já há algum tempo e um dos itens das solicitações feitas no início de fevereiro, quando o empresariado apresentou uma pauta de necessidades.
Paludo esclareceu que o posto ocupará uma área localizada na Rua A, na entrada do Distrito, atendendo ao pedido dos industriais, pois o posto anterior, que está há anos desativado, tinha uma estrutura física pequena e ficava em um local mais distante. A Polícia Militar informou que poderá transferir o 24º Batalhão para atuar no posto, sem prejuízo à segurança que continuará sendo feita nas comunidades ao redor.
Quanto ao Corpo de Bombeiros, o secretário acrescenta que a corporação está realizando o levantamento das necessidades estruturais para poder se instalar no DIC. “Precisamos das informações sobre os custos iniciais e de manutenção da obra física, de equipamentos e materiais e do efetivo humano necessários para que o Corpo de Bombeiros possa atender ao Distrito, que tem suas especificidades de demandas em função do perfil das indústrias locais, que trabalham com diversos tipos de materiais inflamáveis”, explica Paludo.
O secretário informou também que o secretário de Cidades (Secid) Eduardo Chiletto atendeu ao seu pedido e um engenheiro da pasta vai elaborar o projeto executivo da obra.
O presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá, Domingos Kennedy Sales, reafirmou a importância da reaproximação do Governo do Estado com o empresariado. “É o trabalho conjunto que poderá fomentar o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso”.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável por gerenciar os trabalhos de planejamento, articulação e de execução de política econômica traçada pelo Governo do Estado. (com assessoria)