Aconteceu ontem (25) o Um Dia Positivo!. O evento, promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, trouxe debates sobre a educação e seus principais avanços, como também mostrou as apostas para a área. Os destaques ficam para o uso de realidade aumentada e as caixas-brinquedo, exemplificados como objeto pedagógico para o Ensino Infantil.
Com smartphones e tablets, auxiliados pelo aplicativo Positivo On, o estudante pode escanear pontos específicos dos livros que, em consequência, imagens e vídeos são projetados em tela. Deste modo, o aluno consegue ter uma melhor imersão no conteúdo dado em sala de aula.
Caixas-brinquedo
É comum, hoje, que os materiais didáticos dos alunos, das escolas com o Sistema Positivo, venham em caixas. A aposta da Positivo é transformar tais caixas em brinquedos dos mais diversos, desde carrinhos a castelos, visando estimular a criatividade dos pequenos. A montagem do brinquedo pode ser realizada conforme a vontade do professor, seja sugerindo que ela seja feita junto aos pais ou realizada em sala de aula.
“A ideia pedagógica por trás disso é construir coisas com objetos que você nem imagina que possa construir. Uma caixa [por exemplo], ou seja, aquilo que teoricamente é só para guardar coisas (…). A ideia é fazer como que as crianças pensem nisso, de que você pode transformar coisas que eram lixo e sucata em algo bacana.”, explica Milena Fiuza, professora e palestrante do evento.
Um Dia Positivo
O encontro aconteceu no Hotel Holiday Inn, localizado na Avenida Miguel Sutil, contando também com a palestra do consultor e educador Leandro Henrique de Souza, sobre os principais pontos que devem ser ressaltados quanto as mudanças na educação: novas gerações, tecnologia, novidades no mercado de trabalho e mais. O psicólogo e professor Marcos Meier também terá uma palestra sobre gerenciamento de equipes, focado em relacionamentos e autoestima.
Segundo a diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi, “é preciso ir muito além de oferecer um ensino associado às novas tecnologias. Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade”.