Cidades DESTAQUE 2

Portal da Transparência de MT será modernizado para o cidadão

A Controladoria Geral do Estado, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está conduzindo um projeto de modernização e reformulação do Portal da Transparência de Mato Grosso. A iniciativa busca tornar o espaço digital mais moderno, acessível e funcional, com foco na experiência do usuário.

O objetivo é facilitar a  consulta da população às informações públicas disponibilizadas pelo Governo de Mato Grosso. A proposta é que o espaço digital seja repaginado com foco na experiência do usuário, garantindo linguagem simples, navegação intuitiva, recursos interativos e conformidade com todas as normas legais aplicáveis.

Durante reunião realizada na semana passada entre representantes da CGE e da UFMT para alinhar os primeiros passos dessa atualização, o secretário Controlador-geral do Estado, Paulo Farias, destacou a importância da atualização. “A CGE vive um processo contínuo de modernização dos seus processos de trabalho, de suas ferramentas e também da sua estrutura física. A reformulação do Portal da Transparência é um passo essencial nesse movimento, pois fortalece a relação entre governo e sociedade, ampliando o acesso às informações públicas”, afirmou.

A UFMT terá papel estratégico na execução do projeto. As faculdades de Administração e Ciências Contábeis ficarão responsáveis pelo levantamento de requisitos, pelo mapeamento das necessidades legais e pelo planejamento. Já a Faculdade de Ciência da Computação e Inovação ficará encarregada do desenvolvimento do layout e da definição da experiência de navegação. A execução técnica do sistema será conduzida pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).


A coordenadora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT, Aline Crespo dos Reis Neto, reforçou o papel da universidade no projeto: “Nousso papel é garantir que o Portal da Transparência atenda tanto às exigências legais quanto às necessidades práticas da população. A ideia é organizar as informações de forma clara e acessível, para que qualquer cidadão consiga navegar com facilidade e encontrar o que procura”.

A adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência da CGE, Aline Landini, também comentou sobre a importância do portal. “A transparência só cumpre seu papel quando a informação está disponível de forma simples, acessível e compreensível para todos. Esse novo portal será uma ferramenta fundamental para aproximar ainda mais o cidadão da gestão pública”, destacou.

O secretário Paulo Farias ainda reforçou que a reformulação do portal deve considerar a integração com o sistema Mira Cidadão e com o futuro Centro de Controle Social e Transparência, que será implantado na nova sede física da CGE, atualmente em reforma.

O Portal da Transparência do Governo de Mato Grosso, que será totalmente reformulado para oferecer uma experiência ainda mais moderna e acessível aos cidadãos, conquistou em 2024, pela segunda vez consecutiva, o Selo “Diamante” do Programa Nacional de Transparência Pública, com 95,44% de avaliação. O reconhecimento reforça a qualidade e a clareza das informações disponibilizadas, mostrando que, mesmo antes da reformulação, o portal já se posiciona entre os melhores do país.

A reestruturação do portal integra o Plano de Ação do Programa de Modernização da Gestão Fiscal no Brasil (Profisco II), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Também participaram do encontro os professores da UFMT Joyce Aline de Oliveira Martins, Alexandre Magno Faria e Vanice Canuto Cunha e servidores da CGE.

Com Assessoria

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.