Política

Por unanimidade, TSE mantem barrada candidatura de José Riva

 
A defesa de Riva tentava reverter a decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Contudo, em sessão realizada na noite desta quinta-feira (11), os ministros do TSE mantiveram o indeferimento da candidatura do social democrata. 
 
O relator do processo, ministro João Otávio de Noronha, sustentou que o candidato José Riva experimentou enriquecimento ilícito em quatro condenações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), por ato de improbidade administrativa. 
 
O voto do relator, mantendo o indeferimento da candidatura de Riva, foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber, Maria Thereza de Assis Moura, Henrique Neves da Silva, Luciana Lóssio e pelo presidente do TSE, Dias Toffoli. 
 
O advogado Rodrigo Mudrovitsh chegou a argumentar, em sua sustentação oral, que apesar de condenado em quatro ações, Riva não havia sido condenado por enriquecimento ilícito, o que, segundo a defesa, é um dos requisitos exigidos para que ele pudesse ser considerado ‘Ficha Suja’.
 
O relator, por sua vez, alegou que “os atos de improbidade levaram ao enriquecimento. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, portanto, está correta". 
 
José Riva ainda poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões