Mundo Tecnológico

Por que o CarPlay, da Apple, deve decolar só agora?

O consumidor hoje quer levar para passear o melhor do entretenimento multimídia e precisa que esses equipamentos sejam tão acessíveis, rápidos e intuitivos quanto os smartphones em seu bolso.

O CarPlay, da Apple, chegou ao mercado prometendo oferecer a conectividade, com a inteligência de sair do caminho quando não for mais necessário.
Em uma tela embutida no painel, o sistema mostra uma série de aplicativos, em um formato especial, enquanto são rodados em um iPhone.

Apesar de algumas montadoras terem demorado a adotar a ideia da Apple – lançada inicialmente como “iOS in the Car”, há dois anos -, a General Motors e outras fabricantes anunciaram recentemente que vão instalar o CarPlay em mais de 40 modelos ainda neste ano, com mais tantos outros à vista em 2016.

Mas como exatamente o CarPlay melhora a experiência de dirigir em comparação com outros sistemas de entretenimento digital existentes no mercado? Aqui estão cinco pontos que parecem fazer a diferença.

Mais conexão, menos distração
Não é segredo que motoristas continuam olhando e clicando em seus celulares ao volante, apesar da ameaça de multas e do perigo de acidentes. Um dos objetivos do CarPlay é diminuir essa tentação.

Integrar o telefone e os serviços de mensagem com um sistema de entretenimento a bordo não é novidade, mas o CarPlay o faz de maneira intrigante. A assistente acionada por controle de voz da Apple, Siri, se integra ao CarPlay para permitir que quem estiver dirigindo possa mandar e receber mensagens de texto, fazer chamadas, encontrar sua playlist de músicas favoritas e ouvir recados deixados na caixa postal.

Para quem não curte muito a Siri – e há várias pessoas assim – o CarPlay funciona com uma tela de toque. E, para garantir mais segurança, o celular fica inacessível enquanto estiver plugado ao painel e ligado ao sistema.

Copiloto inteligente
A ideia de ter um telefone rastreando todos os seus movimentos pode parecer um pouco desconcertante, mas pode ser uma bênção na hora em que é preciso se localizar com eficiência.

O CarPlay pode sugerir lugares baseado em seus e-mails, mensagens de SMS e anotações no calendário – se você tem uma reunião na hora do almoço, por exemplo, o sistema prevê a melhor rota para você chegar lá no horário. Ele ainda usa informações atualizadas do Apple Maps do motorista para localizar pontos de interesse e endereços comuns.

Mais áudio
Enquanto a maioria dos novos carros é dotada com um serviço por assinatura de rádio por satélite, não é todo motorista que o utiliza. É aqui que os aplicativos de música e entretenimento da Apple podem ganhar vantagem.

Com o CarPlay, o motorista pode conectar seus streamings preferidos, como Spotify, Pandora, iHeartRadio, iTunes e outros, além de poder escutar audiolivros pelo aplicativo Audible, da Amazon, ou podcasts.

Interação sem fio
No início de junho, a Apple anunciou, em sua Worldwide Developer Conference, que o CarPlay vai se tornar sem-fio quando a próxima versão do sistema operacional do iPhone, o iOS 9, for lançada, no segundo semestre deste ano.

Isso significa que o telefone poderá permanecer no bolso do motorista enquanto se conecta ao carro.

A opção de utilizar aplicativos não autorizados pela Apple ainda está por vir, mas a empresa deve permitir uma melhor integração com os aplicativos das montadoras.

Os fabricantes poderão criar programas específicos para o CarPlay para tarefas como ajustar o ar-condicionado, por exemplo. Isso traria ainda mais funcionalidades ao sistema, enquanto oferece às montadoras um pouco mais de controle sobre o uso da ferramenta.

Um upgrade ao alcance
Aqueles que não pretendem trocar de carro tão cedo não precisam se sentir deixados para trás. Alguns fabricantes de autopeças já lançaram unidades de painel compatíveis com o CarPlay.

Nos Estados Unidos, esses equipamentos podem ser comprados por cerca de US$ 600 (pouco mais de R$ 1,9 mil). Não é algo barato, mas, ainda assim, custa menos do que algumas unidades de entretenimento vindas de fábrica.

É claro que devemos esperar dezenas de atualizações para o CarPlay no futuro, e o sistema também tem seus defeitos. Um deles é ser relativamente lento, com uma lista curta de aplicativos de terceiros. Ligar e desligar o CarPlay do próprio sistema de entretenimento do carro também não é um processo simples.

Mas com seus atributos atuais e o fato de mais montadoras estarem aderindo a ele, o CarPlay parece pronto para adotar aquela onipresença silenciosa que os produtos da Apple parecem conquistar.

Fonte: BBC BRASIL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados