DESTAQUE 1 Política

Por falta de transparência nas contas públicas, Cuiabá fica de fora da lista de bons pagadores

Por Lucas Bellinello

Pelo quarto ano consecutivo, Cuiabá teve sua nota de Capacidade de Pagamento (Capag) suspensa pelo Tesouro Nacional devido à falta de transparência e distorções em seus registros contábeis e fiscais.

A informação foi divulgada no Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais em 6 de dezembro, fazendo de Cuiabá a única capital do país com a Capag suspensa pelo Tesouro Nacional.

Segundo o relatório, “Cuiabá-MT teve a Capag suspensa pela falta de esclarecimentos sobre distorções em seus demonstrativos contábeis e fiscais.”

A Capag é uma avaliação da capacidade de pagamento de Estados e Municípios, classificando-os entre notas A, B e C. Isso influencia a capacidade desses lugares de obter empréstimos com garantias da União.

Desde 2016, o Tesouro Nacional publica o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais anualmente para aumentar a transparência e incentivar discussões sobre as finanças dos Estados e Municípios.

Em 2018, Cuiabá tinha nota B, mas em 2019 foi rebaixada para a C, a menor nota possível. Desde 2020, a cidade permanece “suspensa” nos relatórios, não alcançando a pontuação mínima necessária para regularização. Isso não só indica falta de transparência, mas também a persistência de distorções preocupantes nos registros contábeis e fiscais de Cuiabá.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões