Política

Por 10 a 1, STF decide enviar denúncia contra Temer à Câmara

Após dois dias de votação, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou o envio da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer para a Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (21).   

O placar da votação ficou em 10 a 1, com apenas o ministro Gilmar Mendes apoiando o pedido da defesa do presidente para devolver a denúncia para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Na denúncia, Temer é acusado por organização criminosa e obstrução de Justiça.   

A defesa de Temer alegava que o pedido não poderia ser enviado à Câmara porque contém fatos anteriores ao período em que ele está no cargo de presidente. A Constituição veta que um mandatário seja julgado por crimes anteriores ao mandato enquanto for presidente.   

Agora, com o texto seguindo para a Câmara, após passar por comissões internas, a denúncia deverá ser votada em plenário – sejam os pareceres das comissões favoráveis ou não. Para voltar ao STF, ela precisa ter 342 votos favoráveis ao andamento.   

Essa é a segunda denúncia apresentada pela PGR contra Temer. A primeira, por corrupção passiva, foi rejeitada em plenário.   

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões