A partir desta segunda-feira (20) qualquer pessoa, em qualquer lugar de Mato Grosso, poderá denunciar situações de trabalho infantil e todas as formas de violência contra a criança por meio de um aplicativo.
O secretário executivo do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), Valdiney de Arruda, explica ao Circuito Mato Grosso que o dispositivo chamado SOS Infância foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar e facilitar denúncias de quaisquer tipos de violações cometidas contra dos direitos da criança e do adolescente.
“As denúncias chegarão ao Conselho Tutelar mais próximo de onde o fato foi registrado pelo denunciante, que, por sua vez, poderá acompanhar a tramitação da denúncia pelo próprio aplicativo”, detalha o gestor, informando que entre os tipos de violação que a populaçao poderá denunciar estão: trabalho infantil, situação de rua, negligência e abandono, discriminação, violência física, violência sexual, tortura, tráfico de criança e adolescente e violência psicológica. A denúncia apresentada poderá ainda ser acompanhada de uma foto tirada no momento do fato ocorrido.