Cidades

Polo de vacinação do Centro de Eventos do Pantanal abrirá neste domingo (16)

O polo de vacinação contra a covid-19 que funciona no Centro de Eventos do Pantanal abrirá excepcionalmente neste domingo (16), das 8h às 17 horas, para vacinar pessoas de todos os grupos prioritários atendidos no momento com a primeira dose da vacina da Pfizer. É importante lembrar que os demais polos não funcionarão no domingo.

O motivo da abertura excepcional decorre do curto prazo para utilização do imunizante, que tem características muito mais sensíveis em relação aos demais, de outras fabricantes, como a baixíssima temperatura de armazenamento, por exemplo. 

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, a decisão foi tomada pela equipe técnica com o aval da secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, pois é preciso utilizar as doses da Pfizer o mais rápido possível. A vacina vem para o Brasil na temperatura de 80 graus negativos.

Ao chegar para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os frascos podem ficar armazenados em temperatura de 25 graus negativos por até 14 dias. Ao entregar as doses para o Município, a SES entrega o estoque de vacina na temperatura entre 2 a 8 graus positivos, que deve ser utilizado em até 5 dias. 

Flávia orienta as pessoas que já se cadastraram no site vacina.cuiaba.mt.gov.br que consultem seus cadastros ainda neste sábado para saberem se poderão ir até o polo de vacinação no domingo.

“Para aplicação da primeira dose, é imprescindível que a pessoa esteja com o QR code do agendamento, documento oficial com foto, comprovante de residência, número do cartão SUS e o laudo médico, no caso de quem pertence ao grupo de pessoas com comorbidade”, explica.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.