A morte do vereador por Cuiabá, Clóvis Hugueney Neto (SDD), popularmente conhecido como Clovito, repercutiu entre os agentes políticos do estado, que por meio de notas oficiais e publicações nas redes sociais, lamentaram o falecimento do parlamentar, neste domingo (25).
O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), decretou Luto Oficial de três dias na Casa de Leis, com isso, todos os eventos agendados para esta semana foram cancelados. Apenas a sessão ordinária de quinta-feira (28) esta mantida. Na manhã desta segunda-feira (25) os servidores da Casa fora dispensados para acompanhar o velório do parlamentar.
Por meio de nota, Pinheiro lamentou o falecimento de seu amigo parlamentar, acometido de um choque séptico aos 52 anos de idade. “Cuiabá perde um grande homem, que sempre lutou pelos interesses do povo. Sua perda é grande e insubstituível, mas tenho certeza que suas ações em prol do município de Cuiabá jamais serão esquecidas”, lamentou o presidente.
O governador Pedro Taques (PDT), através de sua assessoria, também lamentou a morte do vereador cuiabano, por meio de nota, o pedetista ressaltou o relacionamento que tinha com Clovito. “Pedro Taques ressalta a luta do vereador pela vida e expressa seu respeito ao parlamentar, com quem sempre manteve uma relação de respeito. Neste momento de profunda tristeza, o governador se solidariza com a família e amigos do vereador. Que Deus conforte o coração de todos àqueles que com ele conviveram”, diz trecho da declaração pública.
O prefeito da capital, Mauro Mendes (PSB), também se pronunciou por meio de sua assessoria de imprensa e disse que “mesmo tendo uma saúde frágil o vereador Clovito foi um lutador incansável em defesa dos interesses de Cuiabá’’. O gestor decretou luto oficial por três dias no município.
O deputado estadual do mesmo partido que Clovito, Zé Carlos do Pátio (SD), se pronunciou por meio de sua pagina oficial no Facebook e destacou a atuação politica do vereador. “Como político, sempre atuou de forma bastante ativa pelos cuiabanos, mesmo lutando nos últimos anos pela sua saúde. Vereador de terceiro mandato, Clovito foi uma das lideranças que ajudou a fortalecer o partido Solidariedade na capital. Peço a Deus possa confortar parentes e amigos neste momento de intensa dor”, declarou.
Despedida
O velório de Clovito começou a ser realizado às 19h deste domingo, no saguão de entrada da Câmara Municipal de Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço. Amigos, familiares e políticos marcaram presença no local para se despedirem do vereador.
O corpo de Clovito foi levado até a Capela Jardins, às 23h, dando continuidade ao velório. O enterro deve acontecer nesta segunda-feira, às 14h no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no Centro da capital.
Carreira política
Cuiabano de nascença, o vereador exercia o terceiro mandato na Câmara de Vereadores e se destacava pelas polêmicas geradas no plenário. Nos últimos anos, seu trabalho no Poder Legislativo foi permeado por um histórico de saúde debilitada, tendo se submetido a mais de 30 cirurgias, inclusive dois transplantes.
O primeiro mandato foi conquistado em 2004, com o apoio do seu tio, então deputado estadual João Antônio Cuiabano Malheiros (PR). Foi reeleito em 2008 e 2012, sempre pelo PTB. Em 2013, filiou-se ao Partido Solidariedade (SDD), planejando uma candidatura a deputado estadual, que não se concretizou por questões de saúde.
Com seu falecimento, sua vaga na Câmara Municipal será ocupada pelo primeiro-suplente Neviton Fagundes Moraes (PTB).
Internado na UTI desde a quinta-feira, vereador Clovito morre aos 52 anos