Cidades

Politec recebe equipamentos para desbloqueio e extração de dados de celulares

A Gerência de Perícias de Computação Forense da Politec recebeu quatro novos equipamentos para a extração de dados de dispositivos eletrônicos, em substituição aos aparelhos antigos. A ferramenta UFED Touch 2, da fabricante Celebrite, extrai dados de celulares, cartões de memória, drones e outros dispositivos, mesmo que estejam bloqueados.  

A nova versão tem mais recursos tecnológicos e possibilita a recuperação de dados de aparelhos lançados a partir de meados de 2017 e de modelos anteriores que apresentaram atualização de seus sistemas operacionais.

As perícias em aparelhos celulares, realizadas com a versão anterior ferramenta UFED Touch, representaram cerca de 80% dos exames realizados na Gerência. O aparelho auxilia na análise de todos os tipos de crimes que envolvam o uso de celulares, como homicídios, roubos, furtos em geral e crimes fazendários.

Os tipos de crimes mais comuns analisados com o auxílio do equipamento são de pedofilia, pois os criminosos se utilizam de diversas ferramentas para ocultar e dissimular o armazenamento e distribuição deste tipo de conteúdo.

A demanda de perícias de computação forense saltou de 243 perícias/ano, em 2013, para 1.040 em 2017, o que representa um aumento de aproximadamente 350% na quantidade de solicitações.

Os equipamentos custaram R$ 394.085,48, e foram adquiridos com recursos próprios do orçamento da Politec. No contrato de aquisição estão inclusas a atualização e suporte remoto por três anos, sendo uma atualização a cada mês.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.