Cidades

Politec recebe 438 solicitações de carteiras de identidade em Peixoto de Azevedo

Foto: Divulgação/Politec

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) recebeu a solicitação de 438 carteiras de identidade durante a 2ª edição da Caravana da Transformação realizada pelo Governo do Estado em Peixoto de Azevedo (672km ao Norte de Cuiabá). A caravana atendeu moradores do município e região, incluindo indígenas e população carcerária.

Papiloscopistas se deslocaram até a Cadeia Pública da cidade para atender 15 recuperandos que estavam sem documentação. A ação foi uma iniciativa da direção do presídio por intermédio da assistente social da unidade, Irene Pereira Azambuja Cavalcanti, e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas).

“Ter acesso à carteira de identidade é um direito básico de todo cidadão e nós estamos viabilizando isso aos recuperandos que não possuem o documento. É um meio de garantir a ressocialização quando terminarem de cumprir a pena, de recomeçar e conseguirem emprego”, disse Irene.

Conforme a servidora, cerca de 30% dos recuperandos da unidade prisional são detidos sem documentação, o que dificulta o processo de ressocialização e inclusive o retorno do vínculo familiar.  

“O nosso trabalho é solicitar a segunda via de certidão de nascimento e do RG. A Caravana trouxe agilidade, rapidez e viabilidade nesse processo, ao atender as necessidades da nossa unidade, disponibilizando meios para a recuperação desses documentos e até mesmo a fotografia 3×4 do RG”.

Durante a Caravana, uma família indígena da etnia Tupi Guarani da aldeia Araporã, distante 200 km de Peixoto de Azevedo, esteve presente para dar entrada na documentação civil. O técnico em enfermagem ,Antonio Reginaldo Kala-Y, levou a esposa e as filhas de 9 e 11 anos para solicitarem a 1ª via do RG. “Vim até a cidade para realizar uma cirurgia e aproveitamos para regularizar a nossa certidão e o Registro Civil na Caravana,  pois temos apenas o registro indígena”, disse.

Morador de Peixoto de Azevedo, Raimundo Rodrigues ficou feliz em garantir a carteira de identidade para os filhos. “É uma felicidade, pois ainda não havia conseguido fazer o documento dos meus filhos e fazer a transferência do RG da minha esposa. Agora é só esperar chegar os documentos para prosseguir”, disse.

Dezoito alunos do ensino fundamental do “Projeto Luz do Saber”, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a prefeitura, também foram beneficiados. No mesmo local eles tiraram a foto 3×4 e solicitaram a carteira de identidade.

O gerente de Identificação Civil da Politec, Carlos Eduardo José da Silva, ressaltou a participação da instituição na Caravana. “A importância de realizar o mutirão na Caravana da Transformação é diminuir a distância aos cidadãos. Na maioria das vezes essas pessoas têm dificuldades em se deslocar da zona rural até um posto de identificação”, destacou.

A Politec realizou o serviço dos dias 7 a 10 de setembro, na Vila Olímpica da cidade. A ação envolveu 12 servidores, entre técnicos, papiloscopistas e servidores cedidos da Prefeitura de Peixoto de Azevedo.

Os documentos serão confeccionados em Cuiabá, encaminhados via malote ao município e entregues aos solicitantes no Posto de Identificação, ao lado da Prefeitura de Peixoto de Azevedo, no prazo previsto de até 90 dias.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.