Um bebê de apenas três meses que engasgou com o leite materno durante a amamentação teve a vida salva por um policial civil lotado na Delegacia de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá). O investigador de polícia, Dito Costa, utilizou técnicas de primeiros socorros que aprendeu para ingressar no Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) para salvar a vida da criança.
A ação que evitou a morte do bebê ocorreu na manhã de sexta-feira (09.10), quando o investigador foi surpreendido na unidade policial pela mãe da criança que gritava desesperadamente por socorro.
No primeiro momento, o policial civil pensou que se tratava de uma situação de agressão ou violência doméstica, porém em poucos minutos percebeu que o bebê estava sufocado e sem respirar, por ter engasgado durante a amamentação.
Diante da aflição da mãe, o investigador de polícia rapidamente pegou a criança no colo, e realizou os procedimentos de primeiros socorros conseguindo com sucesso salvar a vida menino. Já fora de perigo eminente, o bebê foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juína, onde recebeu atendimento médico e passa bem.
O investigador de polícia ressaltou a importância do curso de primeiros socorros em diversas áreas de formação de profissionais, uma vez que ação de uma pessoa preparada e qualificada pode salvar vidas. “Aprendi as técnicas de salvamento durante o curso para ingressar no Garra, o que possibilitou que eu pudesse ajudar a mãe e salvar a vida da criança”, disse o investigador.
Dito Costa foi parabenizado pelos colegas de trabalho e outros admiradores que enalteceram a atitude do policial, o qual se dedica diariamente na realização de brilhantes serviços prestados à sociedade e no fortalecimento da segurança pública na região.