Plantão Policial

Policiais querem reestruturação da carreira e estipulam prazo para o diálogo

Já na galeria da AL/MT, o objetivo dos militares era conseguir por meio de uma reunião com os deputados José Riva, J. Barreto, Walter Rabelo e José Carlos uma  intermediação no diálogo com o governador Silval Barbosa. Contudo, até a edição dessa reportagem o governador não havia sequer retornado a ligação da comissão informal.

“O governador nega o diálogo por que existe vedação legal para o ajuste de salário em ano eleitoral, e está certo nesse ponto. Mas o que queremos não é reajuste, é a restruturação nos salários”, argumentou o presidente da Associação dos Oficiais de Mato Grosso (Assof-MT), major Wanderson Nunes Siqueira.

Apesar de não divulgar o projeto dos militares antes do diálogo com o governo, o major Wanderson Nunes Siqueira considera que o reajuste salarial de 40%  aprovado na assembleia unificada deva ser mantido e não é negociável. Pois é preciso considerar que o soldado da polícia militar de Mato Grosso, receberá o pior salário do Centro Oeste em dezembro de 2013.

A proposta no plano de reestruturação de salários dos policiais e bombeiros militares é que o pagamento seja feito de forma parcelada, sendo duas em 2014 e duas em 2015.

GREVE

Foto: Aline Coelho/ Tenente JamilA reunião dessa terça-feira foi a ultima unificada realizada entre policias e bombeiros militares de Mato Grosso. Agora as categorias aguardam que o governador os chame para definir o projeto. A espera, contudo, não deve durar muito tempo.

“Estamos em defasagem em relação a outras pastas da segurança. Para nós, a reinvindicação da isonomia é o mínimo. Aguardaremos o governo abrir as portas para o dialogo até o final desse mês”, afirmou o vice-presidente da Associação de Tenentes e Sargentos da Polícia Militar de MAto Grosso, Tenente Jamil.

O prazo apontado pelo tenente foi endossado por muitos PM´s na assembleia, em especial, os militares de baixa patente. O discurso geral era: “a grave é um anseio da tropa”.

Dinheiro

Um dos policias militares presentes a assembleia unificada e a AL/MT, liagado a associação de subtenentes, não quis ser identificado mas criticou. Segundo ele, o governador Silval Barbosa alegou que o Estado não tem condições de aprovar a reestruturação da carreira, porém outras oito categorias receberam ou receberão aumento esse ano.

Exemplo disso são os policias civis em inicio de carreira. Em dezembro, essa categoria passa a receber um salário inicial de R$ 3.900,00. Exatos mil reais a mais do que é pago hoje, e uma quantia substancial se comparada ao que é pago ao soldado da polícia militar, o qual tem  em início de carreira o vencimento de 2.300 reais. 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em