Policiais amparados pelo Estado e sociedade evidenciam excelente profissionalismo para romper todos os desafios, respeitando os direitos e garantias individuais da população.
As polícias labutam para preservar a vida, e estão cotidianamente transitando entre diversos ‘tipos’ de malandro. Então mais um motivo para preparação das polícias . Conforme a análise do poeta, escritor e artista -Francisco Buarque de Holanda, sobre malandragens, “A volta do Malandro”, diz: “Eis o malandro na praça outra vez/Caminhando nas pontas dos pés(…)O malandro anda assim de viés/(…)”. Este é o cotidiano polícias .
Lamentavelmente, também há cidadão conhecedor de outras ‘culturas’, que utilizaram de ‘malandragens’ para estar no poder e tentar descartar o eleitor. O cenário do malandro ‘oficial’ é cruel, e este ‘malandro-oficial’, também que, as polícias também enfrentam. Polícias são servidores que, devem ser tratados com dignidade.
Em se tratando de ‘malandros’, Chico Buarque, pontuou em: ‘Homenagem Ao Malandro’- “O que dá de malandro regular, profissional/Malandro com aparato de malandro oficial/Malandro candidato a malandro federal/Malandro com retrato na coluna social/Malandro com contrato, com gravata e capital/Que nunca se dá mal.(…)”.
Habilmente as polícias atendem os anseios da população. Creiamos que o poder local e poder central poderiam estar unidos para refletir sobre as necessidades básicas das polícias .
Poderes, visitem algumas delegacias, notar-se-á que, não existe ambiente seguro, nem zona de conforto, isto não é compatível com o excesso de stress do cotidiano policial.
Mesmo sem estruturas, as polícias atendem com singeleza e polidez.
Despertem autoridades! são as polícias , cidadãos importantíssimos para manter a ORDEM e Paz.
As polícias nos propiciam segurança de “ir e vir”. Artigo 144, “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos (…)”. Constituição Federal de 1988, no Art. 6° São direitos sociais a (…), a segurança, (…) a proteção (…).
E, para que a eficiência exista, as polícias deveriam ter ao seu dispor excelentes instrumentos de trabalho. E, mais ainda, o básico, os Poderes precisam ficar ‘antenados’, as indumentárias das policias precisam ser de qualidade.
O ambiente quando dispõe de aparato tecnológico representa menor índice de falhas humanas. Então teremos a população segura. Será que o poder local e central não consegue visualizar o quão difícil torna a cada mês, dia e instante ser polícias no Brasil?
O índice de mortalidade de polícias são assustadores. Autoridades atentem para cruel realidade. Há famílias de polícias desamparadas?
As polícias atuam em prol do cidadão, então Poderes, celeridade para conhecer o ambiente de trabalho das polícias .
*GRACI OURIVES DE MIRANDA, professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Registro LP9614565/Demec/SP-SP. Especialização História Social – UFMT. Curso – USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”. 02 artigos científicos – UFMT. 04 Livros publicados, sendo 1 – obra científica
go.miranda@uol.com.br