A Delegacia da Polícia Civil em Jaciara cumpriu nesta quinta-feira (3) um mandado de busca e apreensão domiciliar que resultou na localização de entorpecentes, dinheiro e celulares com um adolescente. O cumprimento da ordem judicial é um desdobramento da Operação Hamurabi, deflagrada em dezembro pela unidade da Polícia Civil para desestruturar e combater uma organização criminosa e o tráfico de drogas na região do Vale do São Lourenço.
O rapaz de 17 anos foi apreendido com diversas porções de drogas como maconha e pasta base de cocaína, além de acessórios para embalar os entorpecentes, que ele admitiu serem seus. As buscas foram acompanhadas por uma tia do menor de idade.
O adolescente foi encaminhado à Delegacia de Jaciara para o registro do ato infracional.
Operação Hamurabi
Deflagrada em 22 de dezembro, a operação cumpriu 70 mandados judiciais, entre prisões e buscas e apreensões, contra alvos investigados por tráfico de drogas e e organização criminosa no Vale do São Lourenço. De acordo com o delegado de Jaciara, Ricardo de Oliveira Franco, a unidade policial vem trabalhando há 6 meses, com apoio da Regional de Rondonopolis, no levantamento de informações para chegar nos alvos investigados.
O nome da operação faz referência ao mais antigo código jurídico da humanidade, escrito pelo rei babilônico Hamurabi para disciplinar e organizar a sociedade mesopotâmica. Foi o primeiro código escrito. Antes disso, as leis bailônicas eram transmitidas de boca em boca.