Foto: PJC
A Polícia Judiciária Civil realizou na tarde desta quinta-feira (16) entre os municípios de Alto Araguaia (361 km de Cuiabá/MT) e Itiquira (275 km da Capital) a apreensão de 25 toneladas de soja furtada de um vagão e a prisão de oito pessoas.
Os policiais receberam uma denúncia sobre o furto e foram até ao local chegando ao lugar depararam com os criminosos que seriam sete homens e uma mulher. A quadrilha estava armada com espingarda calibre 36, um rifle calibre 22, um revólver calibre 38, munições e uma faca.
Segundo o delegado de Alto Araguaia responsável pelo caso, Carlos Roberto Moreira de Oliveira informou ao Circuito Mato Grosso, esse tipo de modalidade é próprio da região devido ao terminal de Itiquira que serve de escoamento da safra do estado.
“Tem três meses que estou atuando na região e vamos coibir esse tipo de ação. Esse já é a quarto registro de recuperação de cargas que realizamos. Vamos em busca dos atravessadores e pessoas que comprar esse material que é furtado, disse o delegado.
Ainda de acordo com o delgado, o modus operandi dos furtos, são praticamente os mesmos.
“A quadrilha geralmente vem armada, abre os vagões e furtam, ou em alguns casos pegam os caminhões carregados e fazem o extravio da mercadoria. Eles já têm os compradores certos e os crimes são por encomenda”, completa o delegado.
Todos os presos foram autuados em flagrante por furto e associação criminosa. O produto será devolvido a concessionária que explora a ferrovia na região. Neste momento, o delegado realiza as oitivas dos suspeitos e após a conclusão, eles serão encaminhados para a cadeia de Alto Araguaia.
Carlos informou que já ouviu um dos detidos e o mesmo, já possui passagem na polícia por tráfico de drogas.
Outras prisões:
O delegado Carlos Roberto também esteve à frente da prisão de seis homens e apreensão de um menor por associação criminosa e furto de aproximadamente 50 toneladas de grãos de soja na região.
Em março, os policiais do Núcleo de Inteligência Operacional (NIO) apreenderam cerca de 15 toneladas de farelo de soja. O produto, segundo a polícia, era proveniente do furto de cargas realizado às margens da linha ferroviária na região e foi presidida também pelo mesmo delegado.
Confira imagens: