Uma ação da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) resultou na prisão de um homem de 51 anos por maus tratos aos animais. O suspeito mantinha um cachorro de porte médio em condições de insalubridade, amarrado na chuva e sem água ou comida. O animal foi resgatado e encaminhado para uma organização não governamental (ONG) de proteção aos animais.
O caso foi registrado neste sábado (1º), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
Segundo a Polícia Civil, As diligências iniciaram após os investigadores receberem denúncia – por meio de fotos e vídeos – indicando as condições inadequadas que o cachorro estava sendo submetido. No local, o bicho foi encontrado amarrado com uma corda curta nos fundos da casa, embaixo de um pequeno palet de madeira, que não cobria o animal das chuvas.
O pequeno tamanho da corrente não proporcionava espaço para que o animal pudesse fazer suas necessidades, estando rodeado das suas próprias fezes. Ainda, devido ao temporal, o animal estava molhado e tremendo frio, sem água e sem ração. Ao receber a orientação dos policiais de como deveria proceder com os cuidados com o animal, o suspeito se irritou, dizendo que quem mandava na casa era ele e iria agir como quisesse.
Questionado, o tutor do animal disse ainda que deixava o cachorro amarrado nos fundos da casa para que ele não arrancasse as roupas do varal e não sujasse a varanda. Na cozinha da casa, os policiais encontraram um saco de ração aberto, suscetível a bichos e fungos.
Diante das evidências, a equipe policial realizou o resgate do animal, que foi encaminhado para uma ONG, onde receberá os cuidados necessários.
O suspeito foi detido e encaminhado para a Dema, onde, após ser interrogado pelo delegado Guilherme Pompeo, foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais.