Preso na Operação Simulacrum, o soldado Jefferson Alves do Carmo foi reintegrado à Polícia Militar após ordem judicial que anulou ato administrativo determinando o retorno do policial à corporação nesta segunda-feira (19).
Deflagrada em março deste ano, a Operação Simulacrum cumpriu 81 mandados de prisão contra policiais suspeitos de orquestrarem falsos confrontos com o intuito de assassinar criminosos.
Na época do fato, foi divulgada a lista dos presos, que incluía nomes de soldados com diversas patentes dentro da corporação, variando de cabos a tenentes e capitães. Na relação, Jefferson compunha o rol de presos por ordem judicial.
Após a prisão, ato administrativo retirou o nome do soldado das fileiras da corporação. Contudo, após ingressar com ação judicial, o agente foi reintegrado por meio de um pedido de antecipação de tutela.
Novo ato administrativo foi então proferido pela Polícia Militar, que reintegrou o soldado à instituição por força da ordem judicial, com período contado desde o último dia 31.
Operação
Operação Simulacrum foi deflagrada no dia 31 de março pela Polícia Civil e o Ministério Público de Mato Grosso com a finalidade de apurar homicídios cometidos por policiais sob o pressuposto de supostos conflitos.
De acordo com a investigação que desencadeou a operação, um colaborador ligado aos policiais chamava pessoas para cometerem crimes. Contudo, as ações eram emboscadas para que os suspeitos fossem executados ao tentarem realizar os roubos e furtos.