Polícia Militar de Mato Grosso concedeu, na manhã desta quarta-feira (3.12), a entrega das medalhas da Ordem “Homens do Mato” para 58 autoridades militares e civis de Mato Grosso. A solenidade ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMMT, em Cuiabá.
As condecorações “Homens do Mato” são entregues anualmente pela instituição e remetem ao nome da primeira estrutura de polícia do Estado de Mato Grosso. Essas medalhas são a honraria máxima concedida pela instituição e estão distribuídas nas categorias: Grande Oficial, Grau Oficial e Grau Cavalheiro.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, parabenizou todos os homenageados e destacou que as personalidades escolhidas são nomes importantes no avanço da Polícia Militar e segurança pública e na defesa do cidadão do Estado.
“Agradeço a presença de todos, que vieram dos quatro cantos do Estado, para receber essa medalha tão importante, que representa a história da nossa instituição que possui 190 anos. Os senhores foram escolhidos, pois, assim como a Polícia Militar, estão sempre aptos e possuem o compromisso de servir à população de Mato Grosso e fazer a diferença na vida das pessoas, com responsabilidade e respeito ao próximo”, afirmou o comandante-geral.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri, enfatizou que todos os homenageados estão alinhados e foram importantes para mudar a realidade da Polícia Militar e pontuou os avanços que a instituição recebeu nos últimos anos.
“Estamos alinhados com nosso governador Mauro Mendes e com nosso vice Otaviano Pivetta para bem servir o cidadão mato-grossense, e alinhados com nossa Assembleia Legislativa, que nos ajudou a nos recuperarmos fiscalmente. Saímos de ter viaturas sem combustível para mais de duas mil viaturas circulando diariamente em todo Estado. Não há nenhuma cidade que não tenha um armamento forte, todos nossos policiais têm pistolas Glock. Não temos mais elo fraco, em qualquer lugar de Mato Grosso nossas equipes estão prontas”, ressaltou o secretário.

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, foi um dos homenageados com a medalha “Grau Oficial” e destacou a parceria com a Polícia Militar em sua gestão.
“Ser agraciado com essa medalha é muito importante para todos nós, principalmente vindo de uma instituição que é tão respeitada pela sociedade, que admira a Polícia Militar. Em nome da Prefeitura de Cuiabá, agradeço à Polícia Militar e à Secretaria de Estado de Segurança Pública. Temos feito muitos projetos juntos, ampliamos as atividades em cima da jornada delegada, do Vigia Mais MT, e de outros programas, colaborando para que a cidade se sinta mais segura”, salientou o prefeito.
O deputado estadual Diego Guimarães foi agraciado com a medalha da categoria “Grande Oficial” e reconheceu o trabalho e a jornada de todos os policiais militares, reafirmando ainda o compromisso de colaborar com a instituição e a segurança pública.
“É um momento de honra, porque carregar essa medalha carrega também é uma responsabilidade, uma medalha que representa o policial militar do Estado de Mato Grosso, que, sem medo, coloca em risco a própria vida para promover a segurança pública, proteger famílias e o patrimônio. Renovo aqui meu compromisso, enquanto deputado estadual, advogado e pai de família, de estar ao lado e fortalecer a Polícia Militar, com inteligência e dando condições de trabalho a esses homens e mulheres, trazendo ordem e respeito a esse Estado”, destacou.

O deputado estadual Elizeu Nascimento, que é sargento da reserva remunerada da PM, também foi agraciado com a medalha “Grande Oficial”. O deputado evidenciou o compromisso de gestão e do Governo do Estado em valorizar o profissional militar.
“Eu fico muito feliz de estar aqui sendo homenageado e podendo prestigiar a homenagem de todos àqueles que têm contribuído com essa instituição. Sou um policial militar que servi essa honrosa instituição e vejo que temos hoje um secretário de segurança pública e um comandante-geral da Polícia Militar que se preocupam com a tropa. Vivemos um momento de valorização profissional, com formações e promoções, e tudo isso é uma força conjunta da Assembleia Legislativa, do Comando-Geral da Polícia Militar e do Governo do Estado”, finalizou.
A solenidade ainda homenageou a terceira-sargento Karen de Arruda Fortes, o segundo-sargento Valdivino Lopes e o soldado Yuri de Castro Rigonatto com a medalha “Cruz de Bravura”.
Os militares são de Barra do Garças e atuaram na ocorrência que impediu o feminicídio de uma mulher que estava em cárcere privado e era ameaçada de morte pelo companheiro, na madrugada do dia 30 de outubro. Na ação, o suspeito foi a óbito durante confronto policial.

Também estiveram presentes na solenidade e foram homenageados: os prefeitos Leandro Félix (Nova Mutum) e Edu Pacoski (Itanhangá); a juíza Glaucia Amaral; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson Vieira Bezerra; a delegada Bruna Laet; os comandantes de Batalhões de Cuiabá, tenente-coronel Diego Guindani (9º BPM) e Athayses Oliveira Assunção (24º BPM), entre demais autoridades.

Com Assessoria


