Nesta sexta-feira (01), às 19hs, a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) dará início às comemorações de seus 182 anos de serviços prestados à sociedade mato-grossense.
O primeiro evento de celebração ocorrerá na Assembleia Legislativa, com solenidade de entrega de moções de aplausos e título de cidadão mato-grossense para oficiais e praças.
Já na próxima terça-feira (05), data da criação da PMMT, no Quartel do Comando Geral (QCG), também às 19hs, acontecerá a formatura alusiva ao aniversário.
Nesse ato, como parte das celebrações, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Vieira da Cunha, assinará a promoção de mais de 600 praças – soldados, cabos e sargentos.
HISTÓRIA
O dia 5 de setembro faz referência à Lei provincial nº 30, de 05 de setembro de 1835, que cria o primeiro Corpo Policial, de Cuiabá, com a denominação de Homens do Mato, e regulamenta seu funcionamento e sua organização.
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado.
Com um efetivo de cerca de 8 mil policiais, homens e mulheres, a PMMT está organizada em 15 Comandos Regionais e subdividida em Batalhões (BPM), Companhias Independentes (CIPM), Bases Comunitárias, Pelotões e Núcleos, além de um Comando Especializado (CESP) ao qual estão vinculadas as unidades especializadas como Rotam, Bope, Regimento Montado (Cavalaria), Batalhão de Proteção Ambiental e Batalhão de Trânsito.
A PMMT também atua com o Gefron (Polícia Especial de Fronteira) e o Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer), ambos ligados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No GAECO (Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado) a Polícia Militar trabalha em apoio às ações do Ministério Público Estadual.