A Polícia Judiciária Civil (PJC) deflagrou na tarde desta segunda-feira (26) uma operação para coibir a compra de votos e cumpriu mandados de busca e apreensão em postos de combustíveis em municípios na região do Araguaia- Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio e São Félix do Araguaia.
A ação foi desencadeada após denúncias pelo Ministério Público de corrupção eleitoral, que apontam candidatos a prefeito e a vereadores em mobilização de colaboradores de campanha com oferta de combustível como moeda de troca pela divulgação de seus pleitos. Segundo o Ministério Público, a ação caracteriza abuso de poder econômico e crime eleitoral de compra de votos.
O delegado Valmon Pereira da Silva, responsável pela operação, disse que notas, recibos e outros documentos comprovantes de compra de combustível foram apreendidos nos postos vistoriados.
“Em diversos casos não tinham sequer a assinatura da pessoa que recebeu o combustível, nem demonstra se esse cidadão está cadastrado junto à justiça eleitoral como colaborador da campanha de determinado candidato”, disse.
Segundo a PJC, alguns gerentes de postos combustíveis foram levados para delegacia para prestarem esclarecimentos e foram liberados em seguida. O material recolhido em diligência será encaminhado para o Ministério Público para apuração dos indícios de crimes eleitorais. Se comprovados, os candidatos identificados poderão ter a candidatura impugnada.