Política

Polícia Judiciária deflagra ação contra compra de votos

A Polícia Judiciária Civil (PJC) deflagrou na tarde desta segunda-feira (26) uma operação para coibir a compra de votos e cumpriu mandados de busca e apreensão em postos de combustíveis em municípios na região do Araguaia- Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio e São Félix do Araguaia.

 A ação foi desencadeada após denúncias pelo Ministério Público de corrupção eleitoral, que  apontam candidatos a prefeito e a vereadores em mobilização de colaboradores de campanha com oferta de combustível como moeda de troca pela divulgação de seus pleitos.  Segundo o Ministério Público, a ação caracteriza abuso de poder econômico e crime eleitoral de compra de votos. 

O delegado Valmon Pereira da Silva, responsável pela operação, disse que notas, recibos e outros documentos comprovantes de compra de combustível foram apreendidos nos postos vistoriados.

“Em diversos casos não tinham sequer a assinatura da pessoa que recebeu o combustível, nem demonstra se esse cidadão está cadastrado junto à justiça eleitoral como colaborador da campanha de determinado candidato”, disse.

Segundo a PJC, alguns gerentes de postos combustíveis foram levados para delegacia para prestarem esclarecimentos e foram liberados em seguida. O material recolhido em diligência será encaminhado para o Ministério Público para apuração dos indícios de crimes eleitorais.  Se comprovados, os candidatos identificados poderão ter a candidatura impugnada.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões