Plantão Policial

Polícia Federal deflagra operação em cinco cidades de Mato Grosso

A Polícia Federal deflagra na manhã desta terça-feira (03) uma operação que visa combater crimes ambientais em Mato Grosso. Os munícipios alvos da operação são; Cuiabá, Itaúba, Santa Carmem, Nova Monte Verde e Sinop. Ao todo, serão cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nos cinco municípios. 

A investigação aponta o “esquentamento” de produtos florestais extraídos ilegalmente de áreas especialmente protegidas, como áreas de preservação permanente, unidades de conservação e terras indígenas. A PF identificou que diversas madeireiras fantasmas ou com baixo potencial produtivo foram constituídas pelos investigados em nome de “laranjas”, visando unicamente a geração e movimentação virtual fraudulenta de créditos de produtos florestais.

Os créditos eram posteriormente transferidos para empresas situadas em regiões com grande potencial madeireiro, visando legalizar produtos florestais extraídos ilegalmente, enganando os órgãos de fiscalização e inserindo os produtos com aparência de legalidade no mercado consumidor.  A partir do monitoramento sistemático dos sistemas de controle florestal foi identificado que os investigados causaram prejuízos ambientais estimados em mais de R$ 1 bilhão.

O delegado Samir Zugaibe está a frente da operação e no município de Sinop (500 km de Cuiabá-MT), quatro policiais federais estiveram nas primeiras horas desta terça-feira em um imóvel localizado, na Rua Papoulas, no Jardim Paraíso II, que pertence a um engenheiro florestal da cidade.

A operação que segue em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também cumpre mandados neste momento em uma madeireira localizada no setor Industrial, do município de Santa Carmem (540 km da Capital).

Os investigados responderão por diversos crimes contra a flora, furto e receptação de madeira, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em