Política

Polícia Federal cumpre mandados da 47ª fase da Operação Lava Jato

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21) a 47ª fase da Operação Lava Jato e cumpre mandados judiciais em quatro Estados. Batizada de Sothis, a ação tem como alvo principal um esquema de corrupção envolvendo contratos da Transpetro, subsidiária da Petrobras.

Segundo a PF, aproximadamente 40 policiais estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária, e cinco mandados de condução coercitiva nos Estados da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), estão entre os alvos da operação um ex-gerente da Transpetro, seus familiares e intermediários. Eles são suspeitos de operacionalizarem o recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas por empresa de engenharia, entre setembro de 2009 e março de 2014.

O valor, segundo o MPF, teria sido pago mensalmente em benefício do PT e que eram redirecionados ao PMDB.

O ponto de partida das investigações foi a colaboração premiada de executivos da empresa investigada.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros. O preso será levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
A atual fase foi batizada de Sothis, em uma referência a uma das empresas investigadas, chamada Sirius.

"A estrela Sirius era chamada pelos egípcios de Sothis", disse em nota a PF.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões