Por Lucas Bellinello
Há exatamente um ano, manifestantes contrários à posse de Lula invadiram e depredaram a Praça dos Três Poderes
A Polícia Federal está executando 10 mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (8), como parte da 23ª fase da Operação Lesa Pátria, direcionados a indivíduos suspeitos de financiarem os eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília, os quais completam um ano. No total, 37 mandados estão sendo cumpridos em outros 7 estados diferentes do país.
Exatos um ano atrás manifestantes contrários a Lula invadiram e causaram danos ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, resultando em substancial prejuízo para a União.
Como medida, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, visando apurar que os danos causados ao patrimônio público possam atingir a cifra de R$ 40 milhões.
Os fatos em investigação supostamente configuram crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Para esta etapa da operação, foram emitidos 47 mandados judiciais (46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva) nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
As investigações permanecem em andamento, e a Operação Lesa Pátria é uma ação contínua, com atualizações regulares sobre o número de mandados judiciais emitidos e pessoas detidas.