Plantão Policial

Polícia Federal apura fraudes e desvio de verbas na Prefeitura de Araputanga

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a Operação Padrino, com o objetivo de combater fraudes a licitações e desvio de recursos públicos na administração de Araputanga (345 km ao Oeste de Cuiabá). Ao todo, 7 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na Prefeitura de Araputanga e na casa de pessoas investigadas. Em um dos locais, a polícia apreendeu R$ 50 mil em dinheiro e jóias. 

De acordo com as informações preliminares da PF, as ordens judiciais foram expedidas pela 1º Vara Federal de Cáceres com base na denúncia da promotoria de Araputanga. A ação desta quinta busca provas relacionadas aos crimes cometidos, "além de apurar a participação de servidores públicos, contratados e empresários no esquema criminoso", informou a PF.

Investigações tomaram corpo quando a empresa de um servidor público foi subcontratada de forma ilegal – por meio de pessoa jurídica vencedora de licitação. O caso evidencializou o direcionamento e o favorecimento de pessoas envolvidas na gestão, "além de demonstrar vínculos de intimidade entre os sócios das empresas vencedoras e os agentes públicos".

Emissões de notas fiscais frias pelas pessoas jurídicas e a inexecução dos serviços também estão sendo apuradas.

Nome da operação é uma referência à palavra italiana "Padrino", que em português significa 'Padrinho'. uma alusão ao fato de o principal investigado apadrinhar seus conhecidos em cargos-chave na prefeitura. A prática facilitava os delitos, beneficiando apadrinhados e terceiros em prejuízo de toda a comunidade.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em