Uma operação no início da noite de segunda-feira (02) envolvendo agentes penitenciários, policiais civis e militares, frustrou a fuga de aproximadamente 300 presos pertencentes ao Comando Vermelho (CVMT) que estão detidos na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, a Mata Grande, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá-MT).
De acordo com a polícia, a equipe de inteligência havia recebido informações de que haveria um plano de fuga de detentos do raio III. Agentes penitenciários ficaram de prontidão todo o feriado prolongado e nesta segunda-feira souberam que a fuga em massa aconteceria.
Os agentes de plantão pediram reforços aos demais agentes e também apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar para acompanhar a operação de revista nas celas e também atuarem no perímetro externo da unidade para fazer rondas e inibir a aproximação de qualquer suspeito nas proximidades da Mata Grande.
Em revista no raio III, a equipe identificou a veracidade do plano de fuga e encontrou a cela 35 do referido raio cerrada e interligada por um grande buraco com a cela 36 e cela 37 com as grades cerradas também. A cela nove do raio III também havia um grande buraco interligando com outras celas.
Todos os detentos foram retirados do raio III e o local isolado para fazer os reparos necessários como soldar grades e tapar os buracos feitos pelos detentos, revista minuciosa e retirada de materiais ilícitos. Nas buscas, os agentes apreenderam diversos celulares, carregadores, drogas e dinheiro dentro das celas.
Nome da operação:
Operação Alcatraz, faz alusão a lendária prisão de Alcatraz localizada na Baía de São Francisco na Califórnia, Estados Unidos onde ninguém jamais escapou com sucesso de Alcatraz (embora muitos tenham tentado!)