O verão começa oficialmente nesta quarta-feira (21) e para garantir a tranquilidade dos turistas que pretendem se esbaldar no calor carioca, será reforçado o atendimento de segurança a eles. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, ao longo das festas de fim de ano e das férias de janeiro serão disponibilizados recursos humanos e tecnológicos, aproximando o público e ampliando os canais de segurança para atendimento aos turistas nacionais e estrangeiros.
A ação especial, que tem início a partir desta quarta-feira, é realizada em conjunto pelas polícias Militar e Civil. Os turistas podem recorrer a ferramentas online, como o aplicativo do serviço de emergência 190, o acesso pela web ao Guia de Segurança Pública em cinco idiomas, além de atendimento qualificado e bilíngue pelo Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo.
Além do atendimento bilíngue presencial, turistas que estiverem no Rio e ligarem ligações para os números de emergência internacional norte-americano (911) e europeu (112) têm as ligações automaticamente direcionadas para o 190 da Polícia Militar e são atendidas no idioma estrangeiro.
Já o app Emergência RJ oferece atendimento instantâneo em serviços emergenciais como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. O projeto é realizado em parceria com a startup Nearbee. Com poucos cliques, o usuário pode fazer uma denúncia, de forma confiável e gratuita, sem precisar dizer uma única palavra. O aplicativo está disponível para download na Apple Store e Google Play.
Guia de Segurança Pública
A partir da vivência dos turistas durante os últimos grandes eventos esportivos no Rio de Janeiro, a a Secretaria de Segurança elaborou um Guia de Segurança Pública com importantes orientações e informações úteis sobre a cidade. Disponível em cinco idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Mandarim), o guia tem como objetivo nortear o turista para que possa aproveitar da melhor forma a visita ao Rio. O guia está disponível para download no site da Seseg (www.rj.gov.br/web/seseg/principal).
Operação Praia
Com o início do verão, a polícia volta a realizar a chamada “Operação Praia”. Com o reforço do efetivo policial, a operação tem a tecnologia como aliada, utilizando dois carros de Comando Móvel, que ficam baseados na praia do Arpoador e na Barra da Tijuca, para dar suporte aos policiais militares. Os equipamentos têm sistema de captação de imagens com um raio de abrangência de dois quilômetros. As imagens são transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), em tempo real. A tecnologia tem agilizando o deslocamento de viaturas e policiais quando necessário. Além disso, a Operação Praia tem como foco abordar veículos, principalmente os ônibus, nos acessos à orla da cidade.
Fonte: G1