A Polícia Civil concluiu o inquérito que apurava o assassinato de Carlos Henrique Ribeiro de Souza, 17 anos, e indiciou sete pessoas por tortura, integração de organização criminosa, sequestro e cárcere privado e homicídio qualificado. Nesta segunda-feira (11), dois adolescentes foram apreendidos por suspeita de envolvimento no caso, que teria sido motivado por uma disputa entre facções. O crime ocorreu no município de Tesouro (374 km de Cuiabá).
A investigação da Delegacia de Guiratinga teve início após o registro de desaparecimento de Carlos Henrique, em 1º de janeiro, quando o menor e sua namorada, também adolescente, foram levados por um grupo a dois imóveis na cidade de Tesouro, onde ambos foram torturados durante seis horas. A ordem para os crimes partiu de um preso custodiado na Penitenciária de Rondonópolis. Isso porque Carlos Henrique teria discutido com membros de uma facção criminosa, em uma praça da cidade, após fazer gestos alusivos a um grupo rival.
Depois de torturar o casal, os suspeitos liberaram as vítimas e determinaram que Carlos Henrique deveria trabalhar para a facção criminosa. No dia seguinte à sessão de tortura, um dos investigados fez contato com a vítima determinando que o acompanhasse de moto até Rondonópolis para buscar entorpecentes da organização. Contudo, a intenção era matar o adolescente que, ao chegar a Rondonópolis, foi entregue a outros integrantes da facção. Desde então, o corpo de Carlos Henrique não foi localizado.
Na mesma data, um dos integrantes do grupo criminoso fez contato com a namorada de Carlos Henrique, informando que estava com o rapaz em uma praça na cidade de Tesouro, visando atraí-la para uma possível emboscada. Durante a investigação, a Polícia Civil identificou que na data em que o casal de namorados foi levado, a mãe de um dos adolescentes apreendidos nesta terça-feira presenciou a sessão de tortura e não impediu o filho de participar dos atos criminosos.
Os demais participantes do sequestro e tortura do casal e posterior sequestro de Carlos Henrique também foram identificados e indiciados.