Fotos Assessoria
Uma quadrilha especializada em roubo de caminhões com cargas nas rodovias de Mato Grosso foi desarticulada pela Polícia Judiciária Civil. Sete pessoas foram presas durante as investigações da Delegacia de Roubos e Furtos, de Primavera do Leste (231 km de Cuiabá), que também resgatou um motorista feito refém por mais de 24 horas.
Diante da vítima que permanecia em cativeiro, a Polícia Civil antecipou a operação “Turim”, cuja investigação teve início há cerca de três meses. A ação levou a prisão do líder da quadrilha Alessandro Pereira da Silva, 35, e dos integrantes Cristiano Daniel da Silva, 43, conhecido por “Barba Azul”, Rafael Pereira da Silva, 19, Camila Geovana Nunes, 19, Geverson da Silva Silveira, 30, Rubens José Ribeiro, 41, Dorcelino Fernandes de Souza Junior, 39.
O motorista foi abordado no último sábado (09) pelo bando nas proximdiades de Primavera do Leste. Os criminosos o levaram para uma região de mato, a 20km da cidade, onde permaneceu vigiado no cativeiro por dois bandidos armados, enquanto outros comparsas seguiram com o caminhão e a carga até outro ponto do município. Eles descarregaram o produto e o veículo foi levado para o município de Campo Verde, onde foi recuperado.
Duas pessoas foram presas no local onde o motorista foi resgatado na última segunda-feira (11). Outras quatro estavam em uma borracharia retirando as rodas de um segundo caminhão, possivelmente roubado, e duas mulheres foram encontradas em um quarto de hotel, na cidade. Uma delas foi liberada.
Ação dos bandidos
O caminhão transportava cerca de R$ 60 mil em grãos de soja e foi alvo da quadrilha que utiliza mulheres como “iscas” nas estradas. De acordo com a delegada Anamaria Machado, elas pediam carona e durante o trajeto iam conversando com o motorista até o local aguardado pelos demais integrantes, que fazem o enquadramento da vítima para roubar o veículo com a carga.
A delegada disse ainda que o líder da quadrilha, Alessandro Pereira da Silva, já é velho conhecido da Polícia Civil por sua forte atuação em roubos de caminhões e cargas em rodovias das regiões de Rondonópolis, Paranatinga, Campo Verde, Poxoréu, Nova Mutum, Tangará da Serra e Campo Novo dos Parecis e Sorriso.
Todas as localidades são produtoras de grãos e também usadas para escoamento de produtos agrícolas e combustíveis. “Ele usa vários documentos falsos e atua em várias cidades. É um dos maiores líderes de roubos de cargas e caminhões”, disse a delegada.
De acordo com a investigação, a quadrilha retira a carga do veículo e, logo em seguida, repassa a compradores. O caminhão quando não desmontado e as peças revendidas é levado para a Bolívia em troca de entorpecente.
Os presos vão responder por crimes de roubo majorado, com restrição da liberdade, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
Apreensão
A operação apreendeu duas carretas, placas frias de veículos, documentos falsos, adesivos, e dois revólveres calibres 32 e 38. Os documentos serão encaminhados à perícia assim como as armas.
Antecedentes
Alessandro Pereira da Silva já foi preso por roubos de caminhões e cargas na região de Porto Esperidião e tem várias passagens por crimes de receptação, uso de documentos falsos, adulteração de sinais identificadores de veículo automotor, falsificação de documentos e outros. Já seu comparsa de crimes, Cristiano Daniel da Silva, 43, conhecido por “Barba Azul”, responde processo em Mato Grosso do Sul, por roubos.