Agressor chegou a invadir a casa da ex-companheira, retirou à força o filho do casal e danificou móveis e objetos pessoais
Assessoria | Polícia Civil-MT
Um homem que vinha descumprindo reiteradamente as medidas protetivas de urgência impostas pela Justiça em favor de sua ex-companheira foi preso preventivamente pela Polícia Civil, na manhã desta segunda-feira (11.8), em ação realizada pelos policiais do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher da Delegacia de Sorriso.
O suspeito, de 25 anos, teve o mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Sorriso, por descumprimento de medida protetiva. A prisão integra os trabalhos da Operação Shamar de combate à violência contra a mulher, dentro da Campanha Agosto Lilás.
A ordem de prisão foi decretada após a vítima, de 27 anos, procurar a Delegacia de Sorriso relatando que o ex-companheira havia comparecido em sua residência, ocasião em que estava com visíveis estado de embriaguez e levou o filho do casal, de apenas 3 anos, a força. No dia seguinte, o suspeito teria ido a sua casa e danificado diversos móveis.
A vítima relatou que não foi o primeiro episódio em que o ex-marido havia descumprido as medidas protetivas e que constantemente ele a procurava em seu local de trabalho e a seguia pelas ruas da cidade. Diante das evidências e relatos da vítima, a delegada Layssa Crisostomo de Paula Leal representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça.
O mandado de prisão foi cumprido na manhã desta segunda-feira (11), sendo o suspeito localizado em sua residência. Ele foi conduzido à delegacia para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
Mobilização Nacional
As atividades que integram a Operação Shamar, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, fazem alusão a campanha “Agosto Lilás”, mês de reflexão e enfrentamento à violência contra a mulher.
Neste mês de agosto completa 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), um marco no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, estabelecendo medidas para proteger as vítimas e punir os agressores.
Nome da Operação
Shamar é uma palavra hebraica que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar.
Foto Capa: Polícia Civil-MT/Divulgação
Fonte: https://www.secom.mt.gov.br