Plantão Policial

Polícia Civil e agentes penitenciários aderem à paralisação nacional

Foto: Reprodução

Alguns serviços de segurança pública em Mato Grosso terão o atendimento reduzido devido a paralisação nacional que acontece nesta sexta-feira (28). Somente a Polícia Militar atuará com o efetivo de 100%. Polícia Civil e agentes penitenciários atuarão somente em casos de emergências.

O movimento paredista é realizado contra a Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, as terceirizações de atividades fim e outros projetos já aprovados pelo Congresso Nacional, como a reforma do Ensino Médio, todas propostas pelo governo Michel Temer (PMDB).

A Polícia Judiciária Civil irá manter os serviços como auto de prisão em flagrante, apreensão de menor infrator, atendimento em locais de crime envolvendo morte e outras situações consideradas urgentes. Porém, os trabalhos de investigações estarão suspensos por 24h, até o final da paralisação.

Somente as centrais de flagrantes irão atender a população para confecção de boletins de ocorrência em casos emergenciais. As outras delegacias irão funcionar somente em ocasiões de emergências.

Os agentes penitenciários também aderiram a paralisação. Durante o dia, serão suspensos os atendimentos dos oficiais de justiça, advogados e defensores públicos; visita aos internos; recebimento de presos de outros Estados; audiência de custódia, atendimento à pauta da Justiça, nas cantinas; desinstalação e manutenção de tornozeleiras eletrônicas, obras internas nas unidades.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen/MT), João Baptista, os plantonistas, estão atuando normalmente no presídio, garantindo a segurança e a ordem nas unidades.

Alvará de soltura; entrega de alimentação apenas fornecida pelo Estado; entrega de medicamentos de uso contínuo; ronda, guarita e vigilância; audiência admonitária; audiência de júri popular com réu preso; procedimento de revistas nas celas e alas mediante denúncia ou fundada suspeita; banho de sol; instalação de tornozeleiras eletrônicas e escolta para velório, estão funcionando normalmente.

Com o intuito de evitar depredações, revoltas ou situações mais graves na Capital durante as manifestações, a Polícia Militar reforçou a segurança desde às 04h da manhã desta sexta-feira.

Ao longo do dia, especialmente no período vespertino, o plano estratégico empregará efetivo do policiamento ordinário e de unidades especializadas como os batalhões da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), Trânsito e Regimento Montado (Cavalaria). Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estão de prontidão para agir, caso haja necessidade.

Leia mais:

Garis aderem à greve e paralisam coleta de lixo em Cuiabá e VG

Pronto-socorro de Cuiabá cria estratégia para evitar colapso nesta sexta (28)

Manifestantes ocupam garagens; 250 mil devem ficar sem transporte em Cuiabá

Jefferson Oliveira

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em