Cidades

Polícia Civil deflagra operação contra fraudes no Detran-MT

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (10), uma operação de combater a crimes de corrupção em duas agências do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran). Cento e sessenta policiais civis cumprem 15 mandados de prisão preventiva e 18 de conduções coercitivas em Cuiabá, Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento (42 km da Capital). Os mandados foram expedidos pela Sétima Vara Criminal de Cuiabá.

A operação batizada de “Hidra Lerna” e foi desencadeada em 2015 após investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) e do Núcleo de Inteligência da Regional de Cuiabá. As investigações apontam para indícios de que veículos roubados ou furtados passavam pelo setor de Vistorias do Departamento de Trânsito sem nenhuma restrição. À época, o Detran era comandado pelo atual secretário de Segurança Pública do Estado, Roger Jarbas.

A operação conta com o apoio da Corregedoria do Detran e da Coordenadoria de Fiscalização de Credenciados. Uma ação semelhante foi desencadeada na quarta-feira (9), em Comodoro (644 km de Cuiabá) e culminou na prisão do chefe da 42ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e de seu pai, por esquema criminoso montado no órgão.

As investigações, que tiveram outras operações já desencadeadas, evoluíram chegando a descoberta de uma esquema maior na 5ª Circunscrição Regional de Várzea Grande (Ciretran), onde despachantes vendiam facilidades para que terceiros tivessem veículos com irregularidades vistoriados por servidores da unidade como se fosse carro regular, conforme a legislação de trânsito.

O serviço de desvio prestado era denominado  de “vip”- referência a atendimento diferenciado em eventos- e consistia no pagamento de propina para antecipar agendamentos de vistoria veicular. O valor cobrado variava entre R$ 50 e 100, por veículo.

O esquema ia ainda além. Quando os benefícios não eram obtidos em Várzea Grande, os supostos clientes eram direcionados a procurar a Agência Municipal de Trânsito de Nossa Senhora do Livramento, que entre os serviços criminosos prestados estava a suspensão de multas de trânsito e pontos na carteira de habilitação, junto a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), ligada a Prefeitura de Cuiabá.

A operação Hidra em Cuiabá conta com a participação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), Delegacia do Adolescente (DEA), Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM), Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Fazendária (Defaz), Delegacia do Meio Ambiente (Dema), Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande 1ª Delegacia de Polícia – Centro de Várzea Grande.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.