Segundo o delegado titular de Caraguatatuba, Marcelo Magalhães, os trabalhos de investigação da Polícia Civil começaram logo após o acidente e devem contar com o apoio da Capitania dos Portos, que faz uma investigação em paralelo para investigar as circunstâncias da batida entre as embarcações. Inicialmente, o inquérito instaurado trata o acidente como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
"Já começamos o nosso trabalho de investigação ouvindo o marinheiro da outra lancha envolvida no acidente. Ele falou que estava conduzindo normalmente a lancha e à princípio para nós foi um acidente mesmo. Deve ser ouvido ainda o proprietário da lancha e os demais familiares e envolvidos. Os laudos que serão feitos pela Capitania dos Portos também darão suporte à nossa investigação e será juntada ao nosso inquérito", explicou ao G1.
Magalhães acrescentou ainda que requisitou laudos da perícia técnica para verificar as condições das lanchas. "Será importante para nosso trabalho para avaliar os danos e saber se as lanchas estavam em boas condições. Além disso, vamos contar também com laudos do Instituto Médico Legal e de exames toxicológicos para saber se tinha uso de entorpecente por parte de alguém envolvido", disse.
Investigação em paralelo
A Capitania dos Portos informou nesta sexta-feira (3) que também realiza uma investigação sobre o acidente. O delegado da Capitania dos Portos, Alexandre Souza, afirmou que também deve ouvir os envolvidos e acredita que possa ter havido imprudência de ambas as lanchas com relação à velocidade, mas aguarda os detalhes da perícia.
Segundo o órgão, a embarcação 'Black Diamond', de 11,3 metros, bateu de frente contra a lancha 'Mar e moto', de 7,9 metros, conduzida pela vítima, o empresário Felipe Galvão Assumpção. Ele estava acompanhado da esposa e de três adolescentes, dois filhos e um enteado. Ninguém mais se feriu e Assumpção morreu no trajeto até o Pronto Socorro de Maranduba.
As habilitações dos condutores e as documentações das embarcações estavam em situação regular. Após o acidente, o condutor da 'Black Diamond' foi submetido ao teste do etilômetro, mas nada foi constatado. Os trabalhos de investigação do órgão devem durar 90 dias.
O corpo do empresário seguiu do Instituto Médico Legal (IML) de Ubatuba para a capital paulista ainda na noite desta quinta-feira (2). Ainda não há informações sobre o funeral de Felipe Assumpção.
Ele, que era divorciado, deixa quatro filhos e a atual companheira.
Ocorrências
Segundo a Capitania dios Portos, em 15 dias de 'Operação Verão', foram autuadas 54 embarcações – o número representa metade do total de autuações registradas de dezembro de 2012 a março de 2013.
Para o capitão Sousa, a situação é preocupante. "Evidente que temos um aumento do aparato de fiscalização que colaborou para esse número, mas acredito que a imprudência também está maior e reflete nestes números", afirmou. Ele disse que a principal irregularidade das embarcações é quanto à documentação.
A expectativa é que as praias do litoral norte recebam cerca de 30 mil embarcações até março de 2014.