Vinte e sete menores infratores foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (23) pelas forças da Segurança Pública de Mato Grosso que atuam na Operação Brasil Central Seguro, deflagrada às 7h e que terá duração de 24h. Quatro deles seguiram para internação.
Os menores estão envolvidos em crimes violentos, como roubos na Capital. O adolescente M.O.M., 17 anos, estava com ordem de busca para internação, decretada pelo Juizado da Infância e Juventude de Cuiabá, pela prática de ato infracional do roubo de uma caminhonete no dia 4 de setembro deste no ano, no bairro Goiabeiras.
A vítima foi abordada por três jovens, identificados como menores de idade. Na ocasião, em atendimento da ocorrência, a Polícia Militar localizou o veículo no bairro Novo Paraíso II, estacionado em uma casa, onde dois comparsas do infrator, também menores, foram detidos.
A apreensão foi feita por policiais da Gerência Estadual de Polinter. Com apenas 17 anos, o infrator ostenta vários registros de roubos investigados nas Delegacias de Roubos e Furtos (Derf), Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) e na Delegacia Especializada do Adolescente (Dea). Ele aparece em fotografia no perfil no Facebook exibindo dinheiro produto dos roubos praticados.
Na Derf de Cuiabá, o menor é investigado em dois roubos seguidos a Loja Gazin, ocorridos em julho deste ano, no assalto de uma loja de conveniência de um posto de combustível e também aparece como suspeito da morte do agente prisional Aldo Halik, 51 anos, conhecido por Bradock, no dia 28 de julho, no bairro Jardim Florianópolis.
O adolescente foi apreendido pela Polinter na região do bairro Jardim Vitória e depois de passar por exames de corpo delito será encaminhado para cumprir medida socioeducativa no Complexo Pomeri.
Com seis mandados de busca e apreensão expedidos por delitos análogos a tráfico de drogas e uso de entorpecentes, o menor W.B.P., 17 anos, também foi internado para cumprimento de medida socieducativa.
Os demais infratores apreendidos na operação serão apresentados a Promotoria da Infância e Juventude, para encaminhamentos referentes aos atos infracionais praticados.
Empenho
O delegado geral da Polícia Civil, Rogério Atílio Modelli, destacou a grande participação da Polícia Civil na operação, com um total de 1.117 policiais (115 delegados, 824 investigadores e 178 escrivães), somando-se ao efetivo do Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
“Neste trabalho, já temos equipes nas ruas para o cumprimento de mandados de buscas, prisão, e apreensão de adolescentes, de crimes variados como homicídios, tráfico de drogas, roubos, violência doméstica e contra crianças, meio ambiente, e outros. Esperamos fazer o melhor possível para o nosso cidadão”, disse.