Plantão Policial

Polícia apreende 131kg de cocaína no posto da PRF de Cáceres

Uma ação conjunta do Gefron, Canilfron, PF e PRFresultou na apreensão de 131kg de cocaína durante abordagem de um caminhão Scania no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Cáceres (230km de Cuiabá/MT), por volta das 13h desta terça-feira (03).

Durante abordagem e busca com apoio da equipe do Canilfron, foi encontrado um compartimento no veículo, adaptado ao transporte de entorpecente no reboque. 

No interior foram localizados 120 tabletes de cloridrato de cocaína.  O condutor Cíliomar Ramiro da Silva, 39 anos, informou aos policiais que pegou a droga na localidade conhecida como Serrinha, região de fronteira Brasil/Bolívia e o destino seria o Estado de Goiás. 

O condutor juntamente com droga e o caminhão apreendidos foram encaminhados para Delegacia de Polícia Federal de Cáceres.

Balanço

Em 2016, as ações integradas e pontuais das polícias Civil e Militar em todo Estado, com apoio de órgãos federais, resultou na apreensão recorde de mais de 13 toneladas de drogas.

Essa é a maior quantidade apreendida dos últimos cinco anos. Os dados não incluem as apreensões realizadas neste mês de dezembro.

De janeiro a novembro de 2016 foram retirados das ruas 13.182,58 quilos de entorpecentes, um aumento de 53%, em comparação a todo o ano de 2015. 

Dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam que em 2015 a Segurança Pública apreendeu 8 toneladas de drogas.

Já em 2014 foram 3,619 toneladas. Em 2013, o total de apreensão alcançou 3,9 toneladas. Em 2012, a soma do ano fechou em 1,9 tonelada. E em 2011 os números foram de 1,4 ton.

A maior parte da droga retirada de circulação é a maconha. De janeiro a novembro 2016, foram pouco mais de 7 toneladas apreendidas.

A pasta base aparece como a segunda maior apreensão, totalizando mais de três toneladas. De cocaína, foram apreendidas mais de duas toneladas. 

O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, afirma que as apreensões são históricas e atribui ao investimento do Governo do Estado nos setores de Inteligência associado à maior integração entre as forças de Segurança.

“O Governo investiu muito nos setores de Inteligência, com a criação dos núcleos de estatística e análise criminal e a intensificação e aparelhamentos dos núcleos de inteligência nas Regiões Integradas de Segurança Pública. Além disso, a integração das forças policiais com o Gefron, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, com todos os atores que compõem o sistema de segurança pública, vem proporcionando um avanço expressivo na apreensão de drogas ilegais em Mato Grosso”, disse Rogers. 

 

Com Gefron

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em