Mix diário

Polícia Civil de SP emite 1,5 mil alertas para celulares rastreados com queixa de roubo

A Polícia Civil de São Paulo emitiu cerca de 1,5 mil notificações para pessoas que estão em posse de aparelhos de celular rastreados com queixa de roubo. Trata-se de uma nova etapa para tentar recuperar aparelhos com restrição criminal que foram ativados por outras pessoas.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado, os celulares foram identificados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia.

“As pessoas que receberem a notificação terão três dias para comparecer à delegacia e comprovar a legalidade do aparelho ou fazer a devolução voluntariamente. Caso não atendam à intimação, podem responder por crime de receptação, a depender do caso”, afirma a secretaria.

De acordo com o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do sistema SP Mobile, a maioria das pessoas notificadas em fases anteriores alegou ter comprado seus celulares de terceiros ou estabelecimentos comerciais, desconhecendo a origem dos aparelhos.

Em setembro, pessoas receberam o alerta no celular em mais uma fase do programa. Com a ação, quase 300 celulares furtados ou roubados foram recuperados e devolvidos às vítimas.

De janeiro a agosto deste ano, 173,3 mil celulares foram furtados ou roubados no Estado de São Paulo.

SP Mobile

O projeto, que integra de maneira organizada ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares, começou pela capital paulista e se expandiu para todo o Estado paulista em junho deste ano.

Desde o início do programa, mais de 8 mil celulares furtados ou roubados foram recuperados, dos quais 3,8 mil já foram devolvidos aos seus proprietários.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve