Opinião

Poesia e lirismo: Ziraldo e a família Dumont

Ziraldo é chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, desenhista e jornalista brasileiro. Criador de personagens famosos, como O Menino Maluquinho, e é, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Publicou pela Cia das Letras a obra Menino do Rio Doce (1996) com ilustrações da família Dumont que já ilustrou obras clássicas como: Exercício de ser criança, de Manoel de Barros e A moça tecelã, de Marina Colasanti. Com a obra conquistou os seguintes prêmios: Prêmio Ofélia Fontes – O Melhor Para a Criança – FNLIJ – 1996; Prêmio – O Melhor Projeto Editorial – FNLIJ – 1996 e o Prêmio Bloch Educação de Literatura Infantil – 1996.

Menino do Rio Doce é um mergulho no imaginário coletivo brasileiro. O menino nasce junto com o rio de sua aldeia, nele habita e dele todos retiram o próprio sustento. O menino parece dominar o rio. Corta-o com a canoa, acaricia-lhe com os remos, mergulha. Só ele sabe os segredos da própria existência, de onde vem, para onde vai, seus mistérios, as histórias da Cobra Grande que se desfaz no desenho do rio. O menino não teme o rio, mesmo depois de suas águas terem engolido seu companheiro de folganças que agora dorme "o sono sem retorno".

O menino chorou, mas aprendeu, cresceu e descobriu que um dia é hora de partir. Assim como o rio cumpre seu destino de terminar na salgada água do mar, o menino cresce, vira menino-homem e é então que sua história irá começar. As narrativas do menino e do rio se misturam.

A obra possui um projeto gráfico primoroso pela qualidade da impressão do papel, pelo trato cuidadoso com o objeto livro, justificando a premiação recebida pelo autor e pelos ilustradores. Artista gráfico eclético, chargista, ilustrador, autor, quadrinista, Ziraldo não perde a alma de menino.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do