Da Redação
Neste final de semana, o município de Poconé (114 km de Cuiabá) sedia a etapa nacional Ranking Brasileiro de Maratona XCM. Ciclistas de treze municípios do Estado percorrerão um percurso de 60 quilômetros no Pantanal Mato-grossense. A etapa é válida pelo ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo.
De acordo com os organizadores, estão confirmados no evento 70 atletas das cidades de Poconé, Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Acorizal, Barra do Garças, Campo Verde, Nova Mutum, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Primavera do Leste e Chapada dos Guimarães.
Entre os participantes estão nomes como Willian Pecego, de Barra do Garças e Walison Barbosa, de Goiás, ambos da categoria Elite.
“A nossa meta é difundir as potencialidades turísticas de Mato Grosso. Em uma competição disputada em pleno pantanal, os atletas terão uma visão ímpar deste santuário ecológico”, avalia o dirigente da Federação Mato-grossense de Ciclismo, Manoel Lima.
Prova – A largada da prova acontece em frente à Igreja Matriz de Poconé no sábado (25) e os atletas seguem pela Rodovia Transpantaneira até o km 30, de onde retornam ao ponto de partida.
“Esses 60 km, por serem em estrada sem asfalto, com cascalho e areia, equivalem a uns 100 km de pedal”, comentou Manoel Lima.
Esta é a penúltima competição da temporada em Mato Grosso. Esta modalidade, o Cross Country Maratona, difere do Cross Country Olímpico por ser em estrada aberta, uma vez que o Cross Country Olímpico é em circuito fechado. As bicicletas utilizadas em ambas as provas, no entanto, são as mesmas.
O I GP Extreme Pantanal de Maratona XCM 2014 tem apoio da Prefeitura Municipal de Poconé, JR Pneus, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do Governo de Mato Grosso, com supervisão e homologação da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e produção da Federação Mato-grossense de Ciclismo (FMTC).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 9284 8833. (Com assessoria)