Fotos: Raul Bradock
Deflagrada na manhã desta quarta-feira (14), a operação “Final de Ano”, da Polícia Militar (PM), irá colocar nas ruas de Cuiabá (MT) um maior policiamento, garantindo a segurança do comércio e população em compras. O objetivo é combater a prática de crimes nesta época do ano, onde há grande movimento de pessoas no comércio e na região central da cidade.
Em média 1500 policiais da Cavalaria, Batalhão de Transito (Bptran), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), dentre outras, estarão nas ruas e nos locais com maior movimentação, com o intuito de garantir a segurança pública.
A operação foi lançada pelo 1º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso (1ºCR) e segue até o dia 02 de janeiro de 2017. O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz, destacou que a população vá ao comercio e realizem suas compras de forma tranquila. “Nosso objetivo é levar segurança, através de blitz, barreiras, posicionando viaturas nas principais avenidas e região central. A operação trará segurança para que as pessoas venham ao comércio e realizem suas compras de forma tranquila”.
O comandante também faz algumas orientações para que as pessoas não facilitem os crimes. “É importante evitar locais ermos, não mostrar dinheiro, tomar muito cuidado após realizar saques em caixas eletrônicos. Nós vamos estar presentes, mas essas precauções são importantes para não facilitar a vida dos criminosos”.
O secretário de Estado e Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, também apontou que a operação busca oferecer maior segurança para a população que estiver em compras. “É uma grande operação da Polícia Militar, que vai abranger toda Cuiabá, em especial a comunidade empresarial e o Centro, para ofertamos a população maior segurança nesse momento de compras, maior sensação de segurança e presença da Polícia Militar”.
Jarbas também destacou a Operação “Gatilho” deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) nesta terça-feira (13) e que desarticulou uma quadrilha de envolvidos em roubos e homicídios na grande Cuiabá – cumprindo 17 mandados de prisão e um mandado de condução coercitiva. Destacou também a Operação “Cracolândia”, onde 69 ordens judiciais foram decretadas pela 9ª Vara Criminal de Cuiabá também na manhã desta quarta-feira (14).
“Com certeza esses criminosos estariam nas ruas cometendo crimes este final de ano. E não cometerão por estarem presos”, finaliza Jarbas.