A ampliação do atendimento do banco fez com que houvesse uma mudança de estratégia.O que acontece é que o banco está com foco na ampliação de suas atividades. Há três anos, tínhamos 189 agências e, até o final deste ano, estaremos com 300. A nossa capilaridade é muito ampla.Com isso, o banco optou por sair do negócio de medicina de grupo, aponta o presidente do Grupo Camed, Ocione Mendonça.
A preocupação de muitos clientes do Camed Vida é em relação ao atendimento. A contadora Wirla Marinho é uma das que foi surpreendida pela chegada da carteira da Unimed na sua casa os kits com a explicação da mudança e a nova carteira começaram a chegar na segunda-feira (8).A gente não teve opção nenhuma, fomos simplesmente jogados de uma empresa para a outra sem saber como vai ficar, reclama.
O presidente do grupo Camed reconhece que ainda existem muitas dúvidas dos clientes, mas garante que a rede de atendimento hospitalar é a mesma.O contrato que essas pessoas têm conosco é transferido para a Unimed Norte Nordeste. Essa Unimed utiliza todos os serviços das Unimeds locais. Além disso, os hospitais que eram credenciados por nós estão sendo credenciados por eles. Todos os usuários vão ter direito aos mesmos hospitais que já tinham, esclarece Mendonça.
A migração de um plano para o outro prevê também a manutenção da mensalidade e todas as regras em relação a aniversário de contrato, internação, cobertura de exames, entre outros serviços.Os pacientes que têm tratamento continuado, como fisioterapia ou tratamento psiquiátrico, não precisam se preocupar. Se Unimed vai credenciar as clínicas ou pagar por fora, cabe a eles, mas os pacientes vão ter os serviços garantidos. Está na minuta do contrato, destaca o presidente.A questão dos médicos é um ponto mais delicado da mudança, uma vez que os profissionais têm que ser credenciados um a um.Nós temos 5.400 prestadores, entre médicos, clínicas, hospitais, enquanto eles têm 110 mil médicos. Vai haver uma ampliação da rede. Além disso, 90% dos médicos são os mesmos, garante Mendonça.
A negociação da venda da carteira de clientes da Camed Saúde foi iniciada em junho de 2013 e analisada pela Agência Nacional de Saúde, que verificou a questão da rede de atendimento e detalhes do contrato, entre outros pontos, antes de autorizar a mudança. O presidente do grupo Camed lembra ainda que, uma vez credenciados, dificilmente hospitais são descredenciados, uma vez que é um processo caro e burocrático.
Os clientes que preferirem, podem pedir portabilidade para outro plano, como previsto em lei.Os contratos empresariais podem pedir a qualquer momento, desde que avisado 60 dias antes, enquanto os clientes privados podem solicitar portabilidade até quatro meses depois do aniversário do contrato se o contrato é de 1º de janeiro, ele tem até abril para fazê-lo.Os usuários que tiverem dúvidas podem buscar informações no site da Unimed Norte Nordeste. Aqueles que se sentirem prejudicados, podem buscar a Defensoria Pública de Pernambuco, através do telefone (81) 3182.3700.
G1