A quarta etapa do projeto que leva noções de astronomia as escolas, realizado pelo Planetário Via-Láctea (PVL) e o Sintep Subsede Cuiabá, ocorre nesta quarta-feira (11). O evento acontece durante todo o dia a partir das 7h, na Escola Estadual Maria Hermínia Alves no bairro CPA IV.
O presidente do PVL, Carlos Wagner Ribeiro explica que, juntamente com sua equipe vai apresentar aos alunos, os vídeos: O Segredo do Foguete de Papelão e Origem da Vida. Segundo ele, ao contrário do que ocorreu em outras escolas já visitadas que conhecerem o início do universo a partir de um cinema de imersão em 3D no ambiente do planetário móvel, nesta, haverá a ajuda dos vídeos para auxiliar a sistematizar os conhecimentos adquiridos antes mesmo de os escolares adentrarem no domus planetário. Dessa forma, a fixação do conhecimento e o despertar do interesse astronômico fica ainda mais interessante.
“A Escola Estadual Maria Hermínia Alves é a 15ª de um total de 24 que o Planetário está visitando desde o ano passado, fruto de uma parceria com o Sintep Mato Grosso Subsede Cuiabá. A ideia é fomentar também o interesse de professores para que fortaleçam a ideia de que a ciência astronômica também deve ser ensinada no ambiente escolar para que o Brasil tenha grandes interessados na área e possa competir em pé de igualdade com outros países ao invés de exportar talentos”, finaliza Ribeiro.
Assessoria