Cidades

Planejar as refeições ajuda a manter dieta saudável morando sozinho

Além disso, como mostrou um estudo da Universidade de Cambridge, quem vive sozinho come menos frutas e verduras. Para evitar isso e manter uma alimentação mais saudável e sem excessos, a dica é organizar e planejar as refeições, sabendo o que vai comprar no supermercado e sem ter preguiça de preparar a própria comida, como recomendaram a pediatra  Ana Escobar e o nutricionista Marcelo Barros no Bem Estar desta quinta-feira (26).
 
A principal dica dos especialistas é eleger a si mesmo como uma companhia para as refeições – por exemplo, você ofereceria para uma visita uma comida feita de qualquer jeito? Uma comida passada? Servida sem toalha na mesa? Partindo disso, a ideia é sempre montar a mesa antes de fazer a refeição, como se fosse receber alguém, mesmo se o prato for um macarrão instantâneo – segundo a pediatra Ana Escobar, esse hábito faz bem para a autoestima.
 
É importante tomar cuidado ainda com o supermercado – geralmente quem vai às compras à noite, com fome, acaba optando por alimentos nada saudáveis, como mostrou a reportagem da Carla Modena. Isso pode oferecer riscos à saúde, como explicou a pediatra Ana Escobar. A dica, portanto, é optar por alimentos práticos, mas saudáveis, como saladas, verduras e legumes, até mesmo aqueles que já vêm prontos e embalados. Iogurte, castanhas e frutas também são boas opções para ter em casa, especialmente na hora que bate a fome. Comer algo saudável de imediato é uma alternativa que pode ajudar a evitar besteiras, como explicou o nutricionista Marcelo Barros.
 
Para evitar que os produtos passem da validade, a dica é comprar potes e embalagens menores e com pouca quantidade, como por exemplo, o requeijão pequeno, a manteiga pequena, entre outras opções. Para o nutricionista Marcelo Barros, ter os alimentos já cortados e pré-preparados também é fundamental para ficar mais fácil na hora de cozinhar. O especialista recomenda, por exemplo, preparar uma quantidade maior de comida, como arroz e feijão, no fim de semana e guardar em potes pequenos para o longo dos dias, para evitar desperdícios.
 
Caso haja alguma sobra, a dica é usá-la para preparar outros pratos – segundo os especialistas, é importante lembrar que é possível ter prazer em cozinhar para si mesmo e alguns pratos podem ser feitos de maneira rápida e prática, como mostrou a chefe de cozinha Mara Salles na reportagem da Carla Modena. A dica da especialista é ter um kit básico de sobrevivência na cozinha, como alho, cebola, ovos, pão, tomate, azeite, queijo e ervas frescas, alimentos que não podem faltar e podem ser usados em diversos pratos. Tomate com azeite, ervas, alho e manjericão, por exemplo, assado no forno, é uma opção rápida e saborosa.
 
A abobrinha, por exemplo, pode ser um complemento para o arroz ficar diferente. Os legumes também podem ser preparados de uma maneira diferente – a chefe recomenda pegar todos as opções que têm em casa, colocar numa panela, grelhar e montar uma preparação que pode acompanhar uma carne. Já para quem gosta de comer uma salada, a dica é usar diversos ingredientes, inclusive pão, para torná-la diferente e gostosa.
 
Fonte: G1

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.