Política

Planejamento das Eleições de 2014 prevê orçamento de R$ 16 mi

 
De acordo com o desembargador Juvenal Pereira da Silva, presidente do TRE, o intuito de anteceder a apresentação do Planejamento Integrado das Eleições 2014 em um ano é fazer com que as eleições possam chegar sem maiores problemas em lugares de difícil acesso, garantindo a participação de todos os eleitores, especialmente algumas aldeias em que possuem 8.169 votantes entre índios e vizinhança. 
 
Na apresentação foram informados em torno de 28 novas contratações para as eleições, entre eles: locação de veículos, material gráfico, local de totalização, transporte aéreo, manuais e cartilhas, transporte de urnas, linhas de transmissão e filmagem – votação paralela. 
 
Voluntariado e Parcerias
 
Foto: Mary JurunaCerca de 43 mil dos voluntários nas eleições terão treinamentos e reuniões: mesários, autoridades, servidores (efetivos, requisitados, estagiários e terceirizados), colaboradoes, técnicos de urnas/satélites e agentes de segurança. 
 
Entidades como a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretária da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública(Sejusp),  Centrais Elétricas Matogrossenses (CEMAT), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação (SME), Ministério Público do Trabalho (MPT) entre outras  farão parceria com as Eleições de 2014.
 
Campanhas
 
As eleições 2014 contarão com campanhas como o Projeto Voto Consciente que visa intruir  e orientar os eleitores, a Campanha Mesário Voluntário tem o objetivo de ampliar o número de colaboradores com a Justiça eleitoral de forma consciente e espontânea,o Projeto Pauta Limpa que tende a julgar, antes das eleições de 2014, processo anterior que resulta em qualquer inelegibilidade e por fim a Semana Nacional do Alistamento pretende incentivar o cadastramento eleitoral do jovem que tem a parti de 16 anos. 
 
Eleitor
 
O eleitor terá um prazo final para requerer o cadastramento eleitoral, transferência e revisão até 7 de maio de 2014
 
Foto: Mary JurunaNovidades
 
O disque denúncia das Eleições 2014 inovará com a implantação do aplicativo What’s App que será uma “forma de que a eleição seja limpa e transparente”, explicou o desembargador Juvenal. O objetivo é fazer o deslocamento ser ágil e discreto, pois o que é denunciado quando “os agentes de segurança chegam não encontram mais nada no local”. 
 
“É um projeto simples com alcance social grande”, finaliza a apresentação do projeto a desembargadora Maria Helena Póvoas.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões