Nacional

Placa de sinalização indica curva errada em rodovia do Paraná

Uma placa indicando uma sinalização errada na PR-151, entre Palmeira e São João do Triunfo, na região dos Campos Gerais do Paraná, chamou a atenção do internauta Cliceu de Oliveira. A placa mostra uma curva acentuada à esquerda sendo que, na sequência, os motoristas devem virar à direita. “Fiquei preocupado porque pode confundir o motorista e causar acidentes”, afirma.

O eletricista estava viajando a trabalho no dia 8 de outubro e deparou-se com a sinalização errada. “Na hora não pude parar para fotografar, mas no retorno da viagem, no dia 10, parei o carro para registrar o absurdo”, relata. Oliveira conta que tentou entrar em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para mostrar a fotografia e pedir a correção da placa, mas não obteve resposta até as 10h desta quinta-feira (16).

Oliveira teme que a placa errada continue no local e acabe causando acidentes graves, já que a estrada é de pista simples. “Se o motorista vir essa sinalização à noite ou se tiver neblina na hora, pode ser muito perigoso”, acredita.

Nota da Redação: de acordo com o DER-PR, placas de sinalização nas estradas da região dos Campos Gerais têm sido constantemente alvo de vândalos. O caso da PR-151, registrado pelo internauta Cliceu de Oliveira, não é diferente. “Os vândalos têm o trabalho de tirar de um local e ainda colocar em outro. É puro vandalismo”, explica a engenheira civil do DER-PR, Débora Romanini.

Outro caso recente aconteceu em setembro, próximo à região do Abapã, na cidade de Castro. As placas com a contagem de 3-2-1, que indicam curva perigosa adiante, tiveram os números invertidos. No dia 29 do mesmo mês, um fazendeiro avisou o DER que em torno de 15 placas de sinalização haviam sido jogadas perto da propriedade dele, na Colônia Castrolanda, também em Castro. Nas duas situações, a sinalização já foi corrigida, segundo informou a engenheira civil.

Sobre o caso fotografado pelo eletricista, entre Palmeira e São João do Triunfo, Débora garantiu que a placa será alterada ainda nesta quinta-feira. Ainda segundo ela, não há como identificar os vândalos, pois não existem câmeras nas rodovias. No entanto, a engenheira pede para que motoristas informem o DER quando avistarem situações parecidas para que o problema seja corrigido o quanto antes. Na região dos Campos Gerais, o telefone para contato é (42) 3219-1800, e em Curitiba, o número é (41) 3304-8000.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus