A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), recebeu na tarde desta terça-feira (25), o boletim de ocorrência e ofício da Prefeitura Municipal de Cuiabá relatando a possível ocorrência de crimes cibernéticos, com a divulgação de fake news, em relação as datas e a faixa etária para agendamento de aplicação de vacina para a Covid-19.
O fato gerou aglomeração de pessoas no local de vacinação, atrapalhando a regular atividade de imunização da população cuiabana contra o vírus. A falsa divulgação também provocou grande quantidade de acessos ao site da Prefeitura Municipal, no qual é realizado o agendamento da vacinação.
O número teria ultrapassando a casa de um milhão de acessos na página da internet, fazendo com que o site foi retirado do ar e ficasse indisponível por um período.
De acordo com o delegado da DRCI, Ruy Guilherme Peral da Silva, as investigações para apurar possível prática de crime cibernético já iniciaram e as providências preliminares foram tomadas
“A Polícia Civil atuará fortemente no combate a toda e qualquer prática criminosa, ocorrida no meio virtual, seja por meio de divulgação de fake news, seja pela prática de crimes cibernéticos próprios como invasão de dispositivos informáticos entre outros”, disse o delegado.
O delegado frisou ainda que o auxílio da população através de denúncias que tragam informações acerca dos possíveis suspeitos é fundamental para esclarecimento do crime em questão e de outros que tenham conhecimento.
A população pode usar os canais de denúncia da Polícia Civil, 197 ou 181, ou também registrar o boletim de ocorrência através do site da delegacia virutal (www.delegaciavirtual.mt.gov.br). A Delegacia de Crimes Cibernéticos também possuí os canais de denúncias que podem ser realizadas através do e-mail drci@pjc.mt.gov.br, ou pelo whatsapp (65) 99973-4429.