A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quarta-feira (25), mandados de busca e apreensão na residência e no gabinete do prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio. Ele é alvo da 2º fase operação Stop Loss, que apura se houve irregularidades na aquisição de materiais de consumo, com dispensa de licitação, para o combate à pandemia da Covid-19. O secretário de Administração do município, Leandro Junqueira Arduini, foi afastado.
Conforme as investigações, há indícios de que uma organização criminosa tenha se instalado na Prefeitura de Rondonópolis, provocando prejuízos aos cofres públicos. O objetivo agora é coletar novas informações e robustecer os elementos informativos para que haja o esclarecimento completo dos ilícitos praticados, com a devida responsabilização dos envolvidos no suposto esquema.
As ordens judiciais foram requeridas pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e deferidas pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva. Os mandados são cumpridos pelas equipes da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e grupo operacional do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal), com apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).
Em junho deste ano, com base nas informações do Ministério Público de Contas, os investigadores deflagraram a primeira fase da força tarefa e detectaram o superfaturamento em itens contratados na Dispensa de Licitação nº 38/2020, destinada à aquisição de materiais de limpeza, tendo como justificativa de urgência a pandemia da Covid-19, aquisição ratificada pelo chefe do Executivo municipal.