Mais de 100 profissionais estão envolvidos nos trabalhos, de acordo com a Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso (FMMT). As provas estão agendadas para os dias 22 e 23.
"O campeonato exige uma estrutura que vai além de pista, por exemplo. Por isso, contamos com uma equipe de mais 100 profissionais de áreas diferentes correndo para deixar tudo pronto até a semana da prova", explica Nelson Campos, presidente da FMMT. O evento em Mato Grosso é uma realização da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), com apoio da FMMT e Motoclube de Sorriso.
O traçado de 1.380 metros da pista em Sorriso será mantido, havendo apenas ajustes nos obstáculos da prova, tais como as costelas, parabólicas e curvas. "A pista de Sorriso é uma das mais elogiadas, por isso optamos em manter o mesmo traçado, fazendo pequenos ajustes. Como vamos lidar com os melhores competidores, a ideia é deixar o trajeto um pouco mais radical", elenca o diretor técnico da FMMT, Pedro Campos.
Em 2013, Mato Grosso recebe, pela quarta vez, a principal prova do motocross brasileiro. A diferença com as etapas já realizadas é que desta vez as corridas vão acontecer mais cedo. Em edições anteriores, o Estado recebia os principais nomes do esporte em corridas correspondentes à metade do calendário oficial.
Oito Estados foram confirmados como palco do certame neste ano. "Estivemos no calendário em 2008, 2009, 2012 e agora em 2013, o que demonstra estarmos fazendo um bom trabalho, positivo não só para a Federação, mas para todo o Estado", avalia Nelson Campos. Além dos benefícios para o esporte, a prova movimenta a economia local (rede hoteleira, bares, restaurantes), além de divulgar o potencial turístico da capital brasileira do agronegócio e região.
Categoria especial – Criada na edição de 2012, a categoria especial Honda Mato Grosso será mantida neste ano e premiará o campeão com uma moto zero quilometro. Só poderão participar competidores filiados à CBM por Mato Grosso e com moto 230 CRF, com idade livre. No entanto, ela não vale pontos para o ranking nacional.
Brasileiro – O Campeonato Brasileiro de Motocross é realizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo, dividido em dez categorias: 65cc, júnior, MX1, MX2, MX3, Nacional 230cc, MX4, 50ccA, 50ccB e MXF; sendo que na edição de Mato Grosso, a disputa será apenas nas categorias, MX1, MX2, MX3, JUNIOR e 65cc. Sua disputa reúne uma média de 220 pilotos por edição. Neste ano, o circuito percorre o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Bahia, Goiás, Paraná e Santa Catarina.
Por Sandra Carvalho – Da editoria
Fotos: Divulgação